quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Carnes: desempenho externo melhora e compensa perdas anteriores

Senão totalmente, as carnes compensaram em outubro o que haviam perdido em setembro, mês em que as exportações do produto foram fracas, apresentando resultados negativos quase generalizados no volume, no preço médio e, por decorrência, na receita cambial.

Em outubro, ao contrário, a maior parte dos resultados foi positiva, registrando-se apenas três exceções. Nos volumes embarcados das carnes suína e bovina, que continuaram apresentando retração em relação a idêntico mês do ano passado. E no preço médio da carne de frango, que havia se recuperado (e bem) em setembro, mas retrocedeu novamente em outubro, voltando a registrar valor inferior a US$2.000/t, como já havia ocorrido em agosto passado.

Uma vez que o volume total exportado aumentou 7,5% de um mês para outro e só houve retração no preço médio da carne de frango (o da carne bovina permaneceu estável e o da suína aumentou quase 8,3%), a receita cambial experimentou aumento de pouco mais de 5%. Já em comparação ao mesmo mês do ano anterior, a simples recuperação (entre 16 e 18%) no preço médio neutralizou a queda de volume das carnes suína e bovina e fez com que a receita cambial total aumentasse perto de 17,5%.



Nenhum comentário: