quarta-feira, 11 de julho de 2012

CNA debate criação do Conselho de Preços do Boi


 


A queda nos preços pagos ao produtor pela carne bovina e a crescente concentração da indústria da carne indicam a necessidade de criação de um Conselho de Preços do Boi, o Consebov, que reuniria representantes dos produtores, do comércio, da indústria e da academia para debater preços e regras transparentes de relacionamento dentro da cadeia produtiva. Reunidos na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta terça-feira, (10/7), dirigentes da entidade, das Federações da Agricultura e de entidades associativas do setor chegaram à conclusão que, a exemplo do que já acontece com a cana-de-açúcar e o leite, a pecuária de corte também precisa de um Conselho que normatize o mercado da carne.


 


 “Precisamos criar regras que proporcionem maior transparência à cadeia, para que se torne mais homogênea”. afirmou o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira. Segundo ele, estas regras seriam criadas no âmbito do novo Consebov, “que daria condições ao produtor de debater preço e tudo o mais que se relacione à atividade, da fazenda ao varejo”. Para o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul - FAMASUL, Eduardo Riedel, o Conselho contribuiria para um maior conhecimento sobre os diversos elos da cadeia. “Faltam relacionamento e confiança entre o produtor e o frigorífico”, exemplificou.


Segundo o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - FAEG, José Mário Schreiner, a CNA deverá capitanear esse debate, a partir da definição de linhas de trabalho e dos pontos a serem estudados inicialmente. Entre esses pontos, está a concentração da indústria da carne. Nos Estados Unidos, o índice de concentração do segmento saltou de 72%, em 1992, para 95%, em 2009. No Brasil, os três maiores frigoríficos em atividade detêm cerca de 90% dos abates, segundo dados do Cepea/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo). 


Durante a reunião, foi identificada uma série de pontos a serem discutidos pelo grupo, para posterior análise pelo futuro Consebov. Entre eles, a criação de um sistema de normatização, tipificação e classificação de carcaças; a criação de um seguro antiquebra para os frigoríficos, além de um modelo de pesagem dos animais e um fundo de marketing para a carne, entre outros.


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1411/1419
www.canaldoprodutor.com.br

Nenhum comentário: