quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Brasil prevê tornar-se pais livre da febre aftosa em 2015


O MAPA reconheceu não tem cumprido a estimulada meta de tonar o Brasil livre da febre aftosa para o fim de 2012. A entidade agora vai trabalhar para manter Santa Catarina como livre sem vacinação e levar os outros Estados a uma zona livre com vacinação.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) alterou o cronograma de combate à febre aftosa. Esta iniciativa tem como objetivo tornar o Brasil como país livre de aftosa com vacinação em 2015. 
Dez estados e a porção norte do Pará fazem parte das "zonas não livres" da febre aftosa. Segundo informações de Valor Econômico, estas áreas representam 11% do rebanho de bovinos e bubalinos do país, quase 25 milhões de cabeças.
A primeira fase será realizada ao longo de 2013, focada nas "zonas não livres de aftosa de médio risco": Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e o norte do Pará. Estas regiões serão consideradas "livres da doença com vacinação" em julho deste ano.
O Brasil não registrou mais casos da doença nesses estados. O último caso a nivel nacional foi em 2006, em Mato Grosso do Sul. O MAPA irá realizar testes até julho para verificar se o vírus ainda circula na região. As "zonas não livres de aftosa de alto risco" (ou Amazonas, Roraima, e Amapá) por sua vez, devem se tornar regiões de "médio risco" até o fim de 2013.
Para os oito estados considerados de "médio risco", o status de livre de aftosa com vacinação está previsto para 2014. Aqueles de “alto risco” podem obter este status em 2015.
A chancela da instituição, que deve ser acompanhada pelos países-membro da Organização Mundial do Comércio (OMC), é fundamental para que esses estados ampliem os mercados para os quais podem exportar carne bovina.
FONTE: CarneTec

Nenhum comentário: