terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Programa Dissemina começa a atuar na região de Bagé (RS)


O Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, iniciou a distribuição das primeiras doses de sêmen para os municípios que assinaram convênio com o Estado. A primeira região contemplada foi a de Bagé, que inclui os municípios de Lavras do Sul e Sant'Ana do Livramento, onde foram entregues 4,2 mil doses para inseminação de bovinos de corte e de leite.

O programa, operacionalizado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em parceria com municípios, busca o melhoramento genético dos rebanhos de propriedades da pecuária familiar. Nos próximos dias, recebem as doses os municípios de Unistalda, Iatacurubi, Bossoroca e Capão do Cipó. E, a partir do dia 18 de fevereiro, serão atendidos os municípios do polo de Jaquirana, incluindo Bom Jesus e São Francisco de Paula.

De acordo com o coordenador do Dissemina, Mário Antônio Oliveira, nesta primeira etapa, que envolve 30 municípios, além do sêmen, serão transferidos um botijão para o transporte do produto e caminhonete utilitária.

Também está sendo elaborado um calendário de distribuição, a fim de abastecer periodicamente todos os botijões. "A ação prevê o melhoramento genético com a prática da inseminação artificial. As doses serão fornecidas a custo zero", informou.

Treinamento
Ainda como parte do programa, nos próximos dias 6 e 7 de fevereiro a Secretaria da Agricultura, juntamente com a Fepagro, realiza curso preparatório para os responsáveis técnicos que farão parte da segunda fase do Dissemina. Participam os polos de Santa Maria, Lagoão, Santa Rosa e o de Constantina, englobando 50 municípios que ingressaram no programa nos moldes dos 30 primeiros. O treinamento acontecerá na sede da Fepagro.

Programa Dissemina

O programa tem como meta a adesão de 150 municípios até o final de 2014, com distribuição de 300 mil doses.


Nenhum comentário: