A Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) está preparando o lançamento de um selo de qualidade para a carne bovina comercializada no mercado interno para garantir ao consumidor que adquirir o produto com certificação o mesmo estágio de qualidade, sustentabilidade na produção e rastreabilidade que atrai compradores nos Estados Unidos, Europa e Japão. “Este trabalho é uma sequência das campanhas que estamos produzindo desde o final de 2012 para combater o abate clandestino no País e que ainda representa quase 30% do mercado.
O selo irá ajudar o consumidor a decidir por adquirir um produto com certificação e origem e que cumpre na sua produção todos os requisitos da legislação sanitária brasileira, além de obedecer as regras ambientais e normas trabalhistas vigentes”, explica o Presidente Executivo da entidade, Péricles Salazar.
Segundo ele, existem no país centenas de frigoríficos que trabalham dentro de boas normas e que são acompanhados diariamente pelo rigoroso Serviço de Inspeção Federal (SIF) e os serviços estaduais, mas é preciso ir além da inspeção sanitária. “Ao longo do tempo, a carne bovina brasileira tem sido tratada como um produto que é comercializado principalmente em supermercados sem qualquer marca e sem registros ou certificações de rastreabilidade e qualidade. Com o selo nós passaremos a dar uma garantia ao consumidor do que ele está comprando e isso estará bem visível nas embalagens”, acrescenta Péricles Salazar.
A expectativa da ABRAFRIGO é a de que o selo de qualidade da carne bovina seja lançado até o final do ano em todo o país.
O selo irá ajudar o consumidor a decidir por adquirir um produto com certificação e origem e que cumpre na sua produção todos os requisitos da legislação sanitária brasileira, além de obedecer as regras ambientais e normas trabalhistas vigentes”, explica o Presidente Executivo da entidade, Péricles Salazar.
Segundo ele, existem no país centenas de frigoríficos que trabalham dentro de boas normas e que são acompanhados diariamente pelo rigoroso Serviço de Inspeção Federal (SIF) e os serviços estaduais, mas é preciso ir além da inspeção sanitária. “Ao longo do tempo, a carne bovina brasileira tem sido tratada como um produto que é comercializado principalmente em supermercados sem qualquer marca e sem registros ou certificações de rastreabilidade e qualidade. Com o selo nós passaremos a dar uma garantia ao consumidor do que ele está comprando e isso estará bem visível nas embalagens”, acrescenta Péricles Salazar.
A expectativa da ABRAFRIGO é a de que o selo de qualidade da carne bovina seja lançado até o final do ano em todo o país.
Agrolink com informações de assessoria
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