quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Crescimento nas pistas de primavera

Capitalização do produtor permite investimentos e dá maior poder de barganha na compra

Gisele Loeblein: Crescimento nas pistas de primavera Andréa Graiz/Agencia RBS
Média do preço dos animais deve ficar pelo menos 15% maiores do que as registradas no ano passadoFoto: Andréa Graiz / Agencia RBS




















A cada novo lote de animais vendido, a temporada de remates de primavera do Estado vai consolidando resultados expressivos. As médias e o faturamento obtidos em leilõesparticulares e feiras oficiais têm superado projeções feitas no início do período.
Presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais do Estado (Sindiler), Jarbas Knorr já estimava um crescimento entre 15% e 20%. Agora, com as vendas se encaminhando para o fim, assegura que as médias dos animais serão pelo menos 15% maiores do que as registradas no ano passado.
Uma combinação de fatores ajuda a explicar esse desempenho singular, na visão de Knorr. A oferta de touros e fêmeas de qualidade é um deles.
— A genética oferecida, que tem atraído cada vez mais compradores de outros Estados, talvez seja o grande ponto alto da temporada — avalia Francisco Schardong, presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Federação da Agricultura do Estado.
Outro fator a ser considerado é a capitalização do produtor rural, que permite investimentos e dá maior poder de barganha na compra. Para Knorr, esta deve ser a melhor temporada dos últimos anos.
— Os resultados mostram que a pecuária está dando resposta mesmo com a pressão das lavouras de soja — completa Schardong, em uma referência ao avanço do grão no Estado.
Para o dirigente, o crédito liberado para as exposições, com juros compatíveis, também impulsiona as vendas. Criadores buscam nos leilões da primavera reprodutores — touros e fêmeas — com qualidade reconhecida para melhorar a produção. O impacto desse investimento também chega ao consumidor final, já que a pecuária eficiente garante a carne desejada.
fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: