quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sair da zona de conforto é necessário para a evolução de qualquer negócio [Juliano Severo Leon]


O BeefPoint, em parceria com o Treo Ace, da Zoetis, preparou uma série de entrevistas com um dos principais pecuaristas do Brasil. O objetivo desta série é mostrar estes produtores e o que eles têm feito, suas dicas e inspirações, que poderão contribuir para evolução e que mostrem o melhor para o futuro da nossa pecuária.
O objetivo desta série é mostrar o que estes profissionais têm feito para inovar na pecuária.
Confira a entrevista com o embaixador Treo Ace, Juliano Severo Leon:
Beef Summit sul (1)
Juliano Leon é médico veterinário, formado pela UFPEL (2001) e responsável pela estância Pedra Só. Trabalhou com extensão rural pela indústria frigorífica e também administrou outras propriedades rurais.
A estância Pedra Só fica localizada na região sul do Rio Grande do Sul, na cidade  de Pedro Osório, propriedade que sempre foi referência em pecuária e  produção de genética Angus e  Brangus para a região.
Em 2012 decidiram fazer um leilão de liquidação do gado registrado e  intensificou-se o sistema de produção, ampliando a integração entre lavoura e pecuária na propriedade.
BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os principais acertos dos últimos 2 anos?
Juliano Leon: Os principais acertos eu diria que foram planejar melhor, executar o que foi planejado, quebrar paradigmas, mudança de postura, ou seja, fazer o que sabemos, delegar e  cobrar resultados das pessoas especializadas, valorizar as pessoas com valor e comprometidas.
BeefPoint:  Quais os maiores desafios enfrentados desde que trabalha na pecuária que contribuíram para sua evolução?
Juliano Leon: Entre os maiores desafios estão:
  • Comercialização
Sem que haja a certeza de preço, procuramos sempre estabelecer parcerias que trabalhem e valorizem  carne de qualidade.
  • Mão de obra
Atualmente é o nosso maior desafio.  Além da concorrência com atividades mais produtivas e que podem remunerar melhor, a falta de pessoal comprometido, com vocação e treinamento são problemas evidentes, nosso objetivo constante é de manter uma equipe motivada, treinada, com boas condições de trabalho e com os objetivos claros.
IMG_2564
BeefPoint: Quais são os planos para seu negócio para 2014?
Juliano Leon: Em 2014 continuaremos controlando e melhorando as práticas já existentes. Vamos implementar um sistema de pastoreio intensivo em uma parte da área de recria.
Pretendemos também amadurecer e melhorar as parcerias comerciais que já possuímos com o  intuito de agregar melhor valor a carne que produzimos.
BeefPoint: Quais as principais tecnologias aplicadas em seu negócio que deram mais resultado?
Juliano Leon: Várias são as práticas efetuadas que dão resultados, chamo atenção para  a IATF em 100% das matrizes em reprodução, a suplementação proteinada  nos períodos de inverno ou pastagens com baixa qualidade e o  creep-feeding como ferramentas que “aliadas ao manejo” nos auxiliaram a  incrementar nossos índices reprodutivos, redução de idade do primeiro  acasalamento e idade de abate. Estas são práticas simples, ao alcance de  todos que nos deram bons resultados.
BeefPoint: Qual mensagem e conselhos você gostaria de deixar para os pecuaristas que querem crescer, evoluir em seu negócio e fazer a pecuária do futuro?
Juliano Leon: Tenham coragem, pensem, planejem e executem. Sair da zona de conforto é necessário para a evolução de qualquer coisa.  Existem  técnicas baratas e dominadas por bons técnicos, basta querermos fazer.
IMG_2947
IMG_3056IMG_2566

Nenhum comentário: