sábado, 24 de janeiro de 2015

Preço justo ou enrolação ???


Vou falar, e de ante mão, já sei que vou ser muito criticado, mas claro espero com o tempo ser compreendido. Vocês me conhecem e sabem que não tenho medo de por a cara a tapa.
De uns tempos para cá, estão forçando o hábito de pedir o valor por cabeça e não mais por kg vivo, na venda de categorias de reposição que historicamente assim era feito. Terneiros, terneiras, novilhos, novilhas e vacas de invernar de uma forma geral sempre vinham sendo comercializado pelo kg vivo, e vacas prenhas, vacas com cria, e touros pelo preço final por cabeça. Agora, por qualquer lote ofertado pedem o preço por cabeça, mesmo nas categorias como terneiros, novilhos etc, com a simples tentativa, entre outras coisas, de confundir ou mascarar o verdadeiro valor do animal.
Este expediente vem sendo muito usado por vendedores nas categorias para engorda, e que na minha modesta forma de ver, é usado para tentar  confundir a cabeça do comprador ( se me provarem ao contrário, retiro meu comentário).  Quase sempre, pela experiência que tenho, esta fórmula é usada para quando vendedores querem por kg vivo, valores acima do que o aceitável, acima da realidade ou tentando induzir ao comprador que o animal pesa mais do que realmente pesa. O objetivo final nas categorias de engorda é produzir um animal gordo, e não conheço ou não me lembro (com  raras exceções de alguns marchantes) de frigoríficos que compre boi ou vaca gorda pelo valor da peça.
Porém, nos dias de hoje, pela dificuldade de compra de gado de reposição, esta maneira de comercialização vem sendo muito utilizada, sem a menor possibilidade de contra ponto por parte do comprador. Há um tempo atrás se falava que os frigoríficos estavam matando os produtores, hoje da forma que está, são produtores matando os próprios produtores( esta afirmação não é minha e sim de alguns pecuaristas). O mercado é soberano e livre, eu sei e acredito nisso, mas não precisa ser dúbio, precisa sim, é ser transparente. Não esqueçam que para cada ação , existe uma reação que é igual e oposta, e que com certeza, numa normalidade de negócios. a "vingança será maligna". Aguardem, e quem viver, verá.
por Lund

Nenhum comentário: