sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

RS: pecuária de corte pauta reunião na Secretaria Estadual da Agricultura



Na manhã desta quinta-feira (22), o secretário estadual da agricultura e pecuária, Ernani Polo, se reuniu com representantes de entidades do setor pecuário para debater os entraves na criação de gado de corte no Rio Grande do Sul. Como encaminhamento da reunião, será montado um grupo de trabalho para mapear as necessidades do mercado nacional e internacional, para, a partir daí, desenvolver um programa de governo que fomente o setor e o mantenha competitivo.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli, apresentou estatísticas da associação a respeito do rebanho gaúcho e brasileiro, da exportação de carne, da sanidade animal, e da possibilidade do Rio Grande do Sul se tornar uma referência na criação de gado de corte. O presidente da Abiec destacou também a necessidade de fortalecer o setor através da criação de um plano de defesa agropecuária de forma a monetizar os créditos, junto ao governo, para fomentar a infraestrutura: “Hoje, não produzimos o suficiente para o consumo interno. Temos um gado diferenciado, de alta qualidade, mas pecamos na quantidade.

Precisamos unir todas as partes do processo - produtor, indústria, entidades - em um programa piloto de desenvolvimento da pecuária de corte”, destacou.
Para o secretário Ernani Polo, é extremamente necessária a criação de um programa de governo para fomentar a criação de gado de corte: “Nosso Estado é reconhecidamente privilegiado para liderar o atendimento desta demanda mundial, porém, é preciso investir no melhoramento contínuo das características do nosso rebanho, buscar a aproximação entre criador, indústria, varejo e consumidor. Assim, estabeleceremos condições básicas para a continuidade desta atividade tão tradicional no Rio Grande”, declarou Ernani Polo.

Participaram da reunião o ex-ministro da agricultura, Francisco Turra, o vice-governador, José Paulo Cairoli, o deputado federal Luís Carlos Heinza (PP/RS), o deputado estadual Adolfo Brito (PP), o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller, o presidente da Federação da Agricultura do Estado,Carlos Rivaci Sperotto, o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Ronei Alberto Lauxen, o diretor executivo do Sicadergs, Zilmar Moussalle, o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber e o prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares. 

Fonte: Seapa/RS 

Nenhum comentário: