segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Angus firma convênio para Teste de Progênie

A Associação Brasileira de Angus, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), a Alta Genetics (Uberaba, MG) e a Progen (Dom Pedrito, RS) assinaram convênio no sábado (22/8) para realização do Teste de Progênie Angus 2015. O ato marca a retomada da parceria que busca qualificar a seleção de touros Angus no Brasil de forma a valorizar a genética nacional e os reprodutores. A solenidade foi realizada logo após o Desfile de Touros da Alta/Progen, em Dom Pedrito, na presença de mais de 600 pecuaristas. O presidente da Angus, José Roberto Pires Weber, pontuou a importância da parceria para os criatórios brasileiros que, em alguns anos, terão resultados precisos sobre touros jovens de alta performance para utilização em seus plantéis. “É um trabalho meticuloso e que precisa ser feito para assegurar a qualidade genética do rebanho brasileiro no futuro”, destacou Weber.

O Teste de Progênie consiste em uma avaliação dos descendentes dos reprodutores jovens. Na avaliação da raça Angus deste ano, serão testados seis touros jovens escolhidos pelo quadro técnico. Os animais devem chegar a Dom Pedrito nos próximos 30 dias para coleta de sêmen. As doses serão distribuídas para usuários do Promebo. A previsão, indica o diretor da Progen, Fábio Barreto, é que os primeiros resultados venham já em maio de 2017 com a análise de desmame. No inicio de 2018, já estarão sendo tabulados os dados de sobreano. “Nosso objetivo é valorizar a genética nacional. Há pouca oferta no mercado hoje de touros Angus nacionais provados frente à demanda expressiva pela raça. Para abastecer esse mercado, precisamos de sêmen de touros provados”, completou.

A escolha dos touros jovens para o teste é realizada em função de dados técnicos e do desempenho dos animais na Avaliação genética do Promebo. Para tanto, são elencados os animais com os melhores Índices (DEPs) em sua geração. Atualmente, o Promebo Angus já publica a relação dos melhores touros jovens (2 anos) no Sumário de Touros da raça. A revisão e seleção dos touros contará com o suporte da Assessoria Agropecuára FFVelloso & Dimas Rocha. A empresa será responsável pela Coordenação Técnica do teste. 

O evento em Dom Pedrito também contou com palestras técnicas, com destaque para a apresentação da presidente do Conselho Técnico da Angus, a veterinária Susana Macedo Salvador, que discorreu sobre a importância da realização de testes de progênie. “ Identificar precocemente reprodutores nacionais melhoradores para os rebanhos e obter dados confiáveis sobre seu mérito genético são de importância fundamental para os usuários da raça em todo o país” afirmou.


Fonte: ABA, adaptado pela Assessoria Agropecuária 

Nenhum comentário: