quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Parque da Expointer é liberado

Área do Assis Brasil, em Esteio, é desinterditada pelos bombeiros após seis meses


Gisele Loeblein: Parque da Expointer é liberado Fernando Dias/SEAP,Divulgação
Bombeiros afirmam que riscos existentes no local foram minimizados desde a interdiçãoFoto: Fernando Dias / SEAP,Divulgação
Depois de seis meses interditado, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, finalmente recebeu, ontem à tarde, a liberação dos bombeiros para toda sua área, cinco dias antes do início da 38ª Expointer, conforme antecipou a coluna. A avaliação feita é de que o espaço está apto a receber os visitantes, a partir de sábado.
— Na comparação das fotografias de 13 de fevereiro, quando foi lavrado o auto de interdição, o parque está totalmente diferente. Os riscos estão minimizados — garante o titular do 8º Comando Regional dos Bombeiros (CRB), tenente-coronel Darlan da Silva Adriano.
Agora, segue a força-tarefa montada com 12 homens, trabalhando 12 horas por dia, para dar conta da avaliação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) individual das estruturas fixas que existem dentro do parque e dos estandes montados para os nove dias da exposição.
— Nos adaptamos ao que pediram — completa o subsecretário do parque, Sérgio Bandoca Foscarini, sobre os ajustes requisitados pelos bombeiros.
Entra nesta lista a solicitação para a colocação de 40 brigadistas de incêndio em pontos considerados mais críticos, que futuramente deverão passar por reparos. Em maio deste ano, durante a Expoleite-Fenasul, apenas parte da área foi liberada para o evento, com isolamento de gradil e homens para monitorar o fluxo de visitantes.
Terminada a Expointer, a empresa contratada pelo Estado para elaborar o PPCI terá outras etapas a cumprir. O comandante do 8º CRB lembra que em 45 anos de existência, o parque "não teve melhorias estruturais".
— Faz parte do contrato concluir o PPCI definitivo — completa o subsecretário Bandoca.
Quando a 38ª Expointer terminar, será aberta uma nova contagem, para a feira do ano que vem. Quanto antes se iniciarem as obras, menos correria ficará para a edição de 2016.
fonte:ZH

Nenhum comentário: