sábado, 17 de dezembro de 2016

MT: abate de fêmeas cresce em novembro

Quantidade de novilhas e matrizes abatidas no Estado subiu 25,6% na comparação mensal

Na última semana o Indea-MT disponibilizou os dados de abate de bovinos em Mato Grosso em novembro. No mês, foram abatidos 405.270 animais, alta de 1,29% na comparação com outubro.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu boletim semanal, aponta que esse acréscimo deve-se exclusivamente as fêmeas, pois em todas as faixas etárias houve significativo aumento, e com isso, o total de fêmeas abatidas cresceu 25,6%.
Em contrapartida, os machos obtiveram queda em todas as faixas etárias, recuando 8,32%. Tal movimentação pode ser explicada pela sazonalidade, visto que, em 12 dos últimos 14 anos o abate de fêmeas registrou elevação comparando-se novembro com outubro, e em nove dos últimos 14 anos, o total de machos abatidos diminuiu.
As principais justificativas para esse fluxo “padrão” são: diminuição da entrega de animais de confinamentos (maioria de machos), e com o adiantamento das chuvas. Há relatos de pecuaristas que anteciparam a estação de monta, e conseguiram desta forma abreviar o descarte de fêmeas que não emprenharam.
Arroba em queda - Com o aumento da quantidade de animais no mercado físico não acompanhado por uma melhora na demanda, o boi gordo nos últimos meses vem sofrendo recuos consecutivos em suas cotações.
Diante disto, o Imea traçou cenários futuros para o preço do boi gordo em Mato Grosso levando em consideração as cotações do animal na BM&F Bovespa para os próximos cinco meses, e considerando diferenciais de base SP-MT diferentes.
Apesar das discrepâncias entre os valores, em virtude dos diferenciais de base diferentes, a cotação do boi gordo futuro aponta para apenas um sentido: queda, podendo chegar a R$ 125,70/@ em maio 16 (considerando diferencial de base histórico - 13,40%).
Essas previsões ficam como um alerta, para que os pecuaristas se planejem para o ano que está por vir, visto que, 2017 pode ser um ano difícil para as receitas. 
Fonte: Imea

Nenhum comentário: