quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estiagem do início do ano deve afetar índice de natalidade de terneiros na Metade Sul

Nestor Tipa Júnior | nestor.junior@rdgaucha.com.br

Os efeitos da seca no verão passado ainda são sentidos na metade Sul do Estado. Segundo análise da Emater, a falta de comida e água aos animais durante o período deve fazer com que haja diminuição de nascimentos de terneiros durante a primavera.

Estiagem coincidiu com a temporada de repordução dos animais. Foto: Paulo gioda, divulgação.

O período da estiagem coincidiu com a época de concepção dos animais a campo. A redução, segundo o assistente técnico em pecuária da Emater em Bagé, Fábio Schlick, pode chegar a 50%.

— A estiagem coincidiu com a temporada de repordução dos animais. Como faltou alimento de qualidade e, em alguns casos, até água, houve uma redução drástica na concepção de terneiros, o que deve se refletir na próxima temporada de parição, que se inicia nos meses de agosto e setembro — explica.

O técnico orienta que o criador deve passar pelo período de carência durante o inverno com formas de manejo diferenciadas e o uso de suplementos. Depois, segundo ele, o produtor deve se planejar para que os animais tenham condições corporais para fazer a concepção e, após a parição, repetir a cria.

FONTE: CLICRBS

Nenhum comentário: