sábado, 20 de fevereiro de 2010

Opinião: 2010 será um bom ano para a bovinocultura?

De acordo com o USDA – Departamento da Agricultura dos Estados Unidos, apenas Brasil e Uruguai terão aumento no volume de carne bovina produzida neste ano.

Países como Argentina, Austrália, Rússia e o próprio Estados Unidos, deverão ter queda em suas produções de carne bovina, o que poderá tornar o mercado internacional bem atrativo em 2010.

A Scot consultoria, estima um aumento nas exportações do Brasil de 20,3% a mais do que em 2009, enquanto que os países já citados deverão ter queda nas exportações. Além do Brasil, somente o Uruguai deverá ter aumento nas exportações de carne bovina.

Além disso, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, afirmou que as exportações de carnes em 2010, são prioridade. O governo tem a expectativa de enviar 19 comissões a 23 países em busca de novos mercados, que já vem sendo trabalhados ha cinco anos atrás, como é o caso de Taiwan, Malásia e Indonésia, que tem a Austrália como principal fornecedora.

Na cadeia produtiva do leite, as expectativas também são positivas. Segundo Mauricio Palma Nogueira, consultor da Bigma Consultoria, neste inicio de 2010, o mercado vem atravessando uma dobradinha positiva de baixa oferta e alto consumo. Como reflexo, os preços pagos ao produtor já vem subindo, com tendência de se consolidar a partir de março. Segundo ele, tudo sinaliza para que 2010 seja um ano melhor do que 2009 para a cadeia do leite.

Resta agora deixar o tempo passar para que os bovinocultores de Mato Grosso, tanto da cadeia leiteira quanto da cadeia da carne, possam colher os benefícios que despontam nestas estimativas de mercado. Se nem um outro fator externo atrapalhar, como preço de insumos, saúde financeira das indústrias e consumo da população, pode ser que 2010 finalmente seja um ano positivo para a bovinocultura matogrossense.

FONTE: Guto Zanata é Médico Veterinário do Departamento Técnico da Famato

Nenhum comentário: