terça-feira, 9 de agosto de 2011

Vai sobrar carne no mercado?


Rogério Goulart, administrador de empresas, pecuarista e editor da Carta Pecuária
cartapecuaria@gmail.com
Reprodução permitida desde que citada a fonte


Essa é uma tabela que gosto muito porque é uma tabela simples e direta. Ela mostra ano-a-ano o fechamento mensal do indicador já livre do funrural, para facilitar as coisas. Esses são os preços que foram pagos pelos frigoríficos desde 1994 até agora.

A gente nota que existem mais verdes que amarelos aqui. Notamos também que quando começa uma sequência de amarelos, essa sequência dura bastante tempo.

Depois que a sequência de amarelos acaba, ela acaba mesmo. Tivemos três sequências amarelas desde o início do plano real.

A primeira foi na ressaca do início do plano real em 95~96. A segunda ocorreu na aftosa entre 05~06 e a mais recente agora, entre 09~10. Repare que o mercado ficou verde a partir de junho/10 e está desse jeito desde então.

Mês após mês a arroba está terminando acima do que tinha terminado no ano anterior. Por exemplo, julho de 2010 ela valia 85 reais. Esse mês ela fechou valendo 100 reais. Agosto também, até agora, está sinalizando alta. Ano passado esse mês de entressafra fechou valendo 91 reais. Agora a arroba está valendo 100 reais.

Qual a razão de colocar um tipo de tabela dessas, caro leitor? Bom, a ideia é ajudar a colocar os preços da arroba em perspectiva.Semana passada fizemos um exercício desses. Essa semana estamos fazendo a mesma coisa, somente alterando a abordagem.

Mas isso tem utilidade prática? Bom, tem hora que sim. A forte queda do mercado futuro essa semana trouxe para baixo toda a estrutura de preços desse segundo semestre de tal forma que, descontada a inflação, a arroba valerá o equivalente a 100 reais livre de impostos até o final do ano.

Daí a gente faz outra tabelinha esperta para colocar a oferta de gado em perspectiva.

Observe o abate brasileiro, em número de cabeças, mês a mês, medido pelo SIF.



A ideia dessa tabela é a mesma da tabela anterior. Verde, se o abate subiu. Amarelo, se caiu. Repare a diminuição do abate desde meados de 2007, caro leitor. Olhe o tanto de amarelos! Aqui fica evidente a razão de que não é necessário o consumo subir para o preço da carne e da arroba subirem.

A oscilação da oferta no longo-prazo faz isso com maestria. Mais uma evidência que quem manda no preço é a oferta.

Agora reparem em 2011. Esse ano continua ainda como um ano de redução no abate. Segundo o SIF abatemos até julho 11,81 milhões de cabeças no Brasil. Nesse mesmo período do ano passado abatemos 13,02 milhões. Isso é menos 1,2 milhões de cabeça no ano.

Diacho, na safra de 2011, entre abril, maio e junho abatemos praticamente 1 milhão de cabeças a menos que a safra de 2010!

Espero que o leitor aprecie a relação entre as duas tabelas que coloquei. Elas demonstram a consequência da redução na oferta de gado nos preços da arroba. Não tem como ser mais direto que isso, leitor. Essa relação mostra que um abate menor de gado traz conseqüências altistas para os preços da arroba.

Os números dizem o seguinte. Ano-a-ano o abate está 8% menor agora.

O ANUALPEC 2011 e também a Scot Consultoria dizem que o abate de 2010 foi ao redor de 42 milhões de cabeças. Uma queda de 8% significa em números redondos 4 milhões de cabeças a menos e geraria um abate de 38 milhões em 2011.

Somos 191 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. O consumo interno é de 36 quilos por habitante, segundo a Conab. Isso equivale a 31 milhões de cabeças consumidas no mercado interno. Sobram 7 milhões de cabeças para exportações.

As exportações até agora já escoaram 2,5 milhões de cabeças, 20% abaixo do que foi exportado ano passado.

A ABIEC espera queda de 15% no ano. Vamos usar esse número. O mercado externo não está ruim, diga-se de passagem. Os EUA estão pegando boa parcela dessa fatia que estamos deixando de exportar.

Fazendo uma projeção terminaríamos com uma exportação equivalente de apenas 4 milhões de cabeças.



Observe a tabela acima. Se tínhamos 7 milhões de cabeças para exportar e exportaremos algo ao redor de 4 milhões em 2011, o mercado interno terá que absorver as 3 milhões de cabeças restantes.

Como enxergo isso? Quer dizer que vai sobrar carne no mercado interno? Não vejo a coisa dessa maneira. Essa sobra de carne já está ocorrendo aos poucos ao longo dos meses, sobrando um pouquinho cada mês.

Não é que vai sobrar boi e concentrar agora no final do ano.

Então, mesmo com um abate menor e mesmo com as exportações abaixo do ano passado e essa carne sobrando no mercado interno, a arroba caiu durante o ano? Ao contrário, o consumo doméstico tem sustentado o preço da arroba. Acabamos de passar pela melhor safra da história. Isso quer dizer, para mim, que o consumo esse ano está mais firme ainda que o consumo do ano passado, caro leitor.

O cidadão está comendo um pouco mais do que comia ano passado. Talvez não ele, mas outras pessoas que não consumiam carne bovina passaram a consumir de forma regular.

E agora chegamos nos contratos da entressafra. Eles estão enxergando um cenário baixista. Aliás, no decorrer do ano esse foi o tom do mercado — apostar na baixa e no final do mês a arroba terminar mais cara.

Excluindo-se maio e junho, os outros meses da safra evoluíram assim, como demonstrado na tabela a seguir com o preço do início do mês do contrato futuro e no final com o ajuste do indicador.



Agora, na entressafra, o mercado continua no mesmo tom. O indicador fechou sexta feira valendo ao redor de 100 reais à vista, livre de impostos. O contrato de agosto, setembro, outubro e novembro fecharam, respectivamente, 100, 101, 102 e 102 reais, livre de impostos. Isso significa que na prática o mercado não enxerga mais alta para 2011. Isso significa que em 2011 não teremos entressafra.

Será? É compreensível se desanimar com o cenário mundial financeiro, só que uma coisa é crise de títulos dos governos e outra é a dinâmica e inércia do movimento populacional e de renda migrando do ocidente para o oriente. Uma coisa é o cidadão deixar de comprar iPhone e outra é ele deixar de comprar carne.

Tenho minhas dúvidas se esse movimento poderia ser abortado assim em questão de dois, três meses, como o mercado futuro tenta antecipar.

Mas, é claro, o mercado é soberano. Pode fazer o que quiser. Ele pode estar certo agora no segundo semestre de 2011? Claro que sim. Ele pode estar sendo assustado pelos participantes liquidando suas posições de forma precipitada, por stop-loss de quem comprou esse mercado acima de 106 no outubro? Pode ser...

Saberemos mais nas próximas semanas com a movimentação do mercado físico.

Aviso: está no ar o blog da viagem de moto para a Rodovia Fantasma e Trasamazônica! Entre no sitewww.cartapecuaria.com.br e confira!

Nota da Bigma Consultoria: O texto de Rogério Goulart, da Carta Pecuária, publicado nesse espaço, foi resumido e alguns gráficos podem ter sido suprimidos. Acesse a análise completa e com os gráficos no site da Carta Pecuária

FONTE: BIGMA CONSULTORIA

Nenhum comentário: