segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SISBOV - olhando através do espelho - VOBSIS


A frase que intitula este artigo foi pronunciada pelo promotor Jim Garrison, no filme JFK, quando explicava a sua equipe de investigadores o grau de complexidade do trabalho que estavam fazendo. O mesmo personagem diz, logo após: somente olhando através do espelho poderemos resolver esta charada protegida por um mistério dentro de um enigma. Somente assim, encontraremos a verdade, completou.

E assim é com todos os fatos e questões relevantes, que tenham grandes interesses políticos e/ou econômicos envolvidos. E lá vem eles, de novo, tentando envolver o SISBOV nesta teia de desinformação para que ninguém mais entenda o que está acontecendo.

Nada mais eficaz para esconder a verdade do que deixá-la a vista de todos, mas em meio a uma tremenda confusão de informações. Pois vamos então olhar um pouco através do espelho.

Primeira grande inverdade: rastreabilidade não é sinônimo de SISBOV. Existem dezenas de formas de se fazer rastreabilidade, entre elas o SISBOV.

Segundo: a lei da rastreabilidade e sua regulamentação não são um "novo SISBOV". É, isto sim, uma lei para rastrear as propriedades que não estão no SISBOV.

Terceiro: o SISBOV é citado na lei 12.097 como "programa de adesão voluntária" e que, por ser voltado a exportação, estará sob a égide do MAPA, ou seja, exatamente como está hoje. Que novos protocolos podem e devem ser criados, isso é obvio. Se os produtores vão ou não querer aderir, será uma questão de mercado. Se a CNA ou as Federações irão ou não cobrar por estes serviços, compete a um acerto entre as partes envolvidas.

Mas, as vezes me pergunto: Porque num país aonde temos centenas de milhares de propriedades de pecuária com duzentos milhões de cabeças, se insiste tanto em envolver os zero virgula alguma coisa porcento do SISBOV em um emaranhado de informações como se estivéssemos tratando de conspirações internacionais? Daqui a pouco alguém vai dizer que são os "ETs" que andam tirando brincos de animais TRACES para que o Brasil perca a exportação.

Senhores, o MAPA conduz e muito bem o SISBOV atual. A União Européia aceitou e aceita o modelo com louvor. Atualizações normais e naturais de processos estarão sempre acontecendo, principalmente com a nova e correta mentalidade implantada no MAPA de processos de melhoria contínua. A lei 12.097 está ai para as propriedades não SISBOV, e ponto.

Quem quer fazer SISBOV, pode fazer tranquilo. Quem não quer, simplesmente não o faça. Só falta mesmo aparecer alguma IN assinada por Lee Harvey Oswald.

Nenhum comentário: