sexta-feira, 18 de maio de 2012

Divulgados os resultados da primeira etapa do Circuito de Concurso de Carcaças Carne Pampa®



Gabriel Becco LPR
a primeira etapa do Circuito de Concurso de Carcaças Carne Pampa®, uma parceria do Programa Carne Certificada Pampa, da ABHB, e do Frigorífico Marfrig.

Participaram desta etapa, 13 lotes, de 11 produtores dos municípios de Bagé, Alegrete, Aceguá, Candiota, Santana do Livramento, Itaqui e Uruguaiana, que totalizaram 320 animais.

Os jurados da prova foram o Gerente de Fomento RS do Frigorífico Marfrig, Diego Alagia Brasil, e o Gerente do Programa Carne Certificada Pampa®, Guilherme Dias.


Gabriel Becco LPR
Segundo Diego Brasil, o concurso mostrou o potencial das raças Hereford e Braford para a produção de carne de qualidade, alinhada a demanda do mercado atual.
-“Este concurso foi uma demonstração clara do potencial de produzir carcaças bem acabadas, com acabamento de gordura acima de 6mm, jovens (com até 4 dentes), e peso bem enquadrado ao mercado, expressado pelo peso médio de carcaça, do lote campeão: 289Kg”., explica.

Para Guilherme Dias, o concurso foi muito satisfatório:
-“Participaram um grande número de animais nesta primeira etapa do circuito. Além disso, foi muito importante que os produtores enviaram animais sem um preparo específico para o concurso. A quantidade de animais jovens, bem terminados, também foi um ponto alto desta etapa.

Confira o resultado:
1º lugar - Lote 3: Sérgio Barbieri – Santa Prenda(Bagé) – 2040 pontos
2º lugar - Lote 2: Sérgio Barbieri – Santa Prenda(Bagé) – 2040 pontos
3º lugar - Lote 11: Luiz Felipe Fontoura Becker – Cond. Agro. Santa Adelina (Santana do Livramento) – 2000 pontos
4º lugar - Lote 15: Ricardo Linhares dos Santos – Árvore de Guassu Boi (Alegrete) – 1780 pontos
4º lugar - Lote 4: Agropecuária São Jorge – São Jorge (Aceguá) – 1780 pontos
5º lugar - Lote 9: MFG Agropecuária Ltda. (Bagé) – 1710 pontos


Participaram também desta etapa a Estância Fortaleza do Seival, Santa Luiza, Santa Isabel, São Manoel, Pitangueira, Fazenda do Umbú, Fazenda São João, Estância São Pedro do Itapororó, Fazenda Mimosa, Cerro da Águia e Raízes.

A parceria entre o Programa Carne Certificada Pampa® e o Frigorífico Marfrig teve início no ano de 2010, com o intuito de fomentar e valorizar os animais certificados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford, com bom padrão racial, bonificando os produtores com valores que atingem até 10% do preço normal de mercado.
A próxima etapa do circuito, que contará pontos para o ranking anual, acontece no dia 27 de julho, em Bagé, a terceira, dia 19 de setembro (durante a Gira Internacional do Hereford e Braford), em São Gabriel e a quarta etapa, dia 4 de outubro, em Pelotas, durante a Expofeira de Primavera do município.

FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HEREFORD E BRAFORD

Nenhum comentário: