domingo, 28 de abril de 2013

Dom Pedrito realiza feira de terneiros com influência da expansão da cultura da soja

por Marcelo Pimenta e Silva

A 9ª Feira de Terneiros de Dom Pedrito acontece no dia 3 de maio, no Parque Juventino Corrêa de Moura. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, a expectativa de venda de terneiros, nesta edição, é positiva, pois a bovinocultura de corte encontra-se em um momento de valorização. No entanto, Weber enfatiza que muitos vendedores preferem não esperar a realização das feiras oficiais, procurando negociar, antecipadamente, seus animais, mesmo sabendo que venderão por valores inferiores. “No nosso município não existe a cultura da venda nas feiras, como em outras localidades, havendo o costume da realização de vendas diretas”, salienta o presidente da Rural de Dom Pedrito.
A nona edição da feira de outono levará terneiros Angus, Hereford, Braford e Brangus à pista e tem como diferencial, segundo Weber, a qualidade dos terneiros, como em ventres e reprodutores.
“Especificamente em comparação à feira de 2012, esperamos que haja uma oferta maior, tendo em vista os preços que estão sendo praticados”, torce o presidente da entidade que afirma que haverá uma demanda maior do que a oferta, sendo que os preços atingirão valores bem superiores aos praticados no ano passado.
O gestor entende que o atual momento da pecuária de corte é especial porque encontra-se num cenário em que a cultura da soja aumentou radicalmente neste ano (em Dom Pedrito a área plantada subiu de 20 mil para 70 mil hectares), fator que obrigou a uma redução na lotação bovina das propriedades. “Evidente que a categoria mais atingida foi o gado de cria, com a prioridade para terminação e engorda. No entanto, por mais paradoxal que seja, após a colheita da soja teremos grandes áreas de pastagens artificiais e, certamente, com grande dificuldade para os pecuaristas lotarem as mesmas. Esta é a circunstância que tem gerado aumento significativo dos preços dos terneiros que, a nosso juízo, deverá oscilar em torno de R$ 4,50/Kg”, declara.
fonte: FOLHA DO SUL

Nenhum comentário: