domingo, 23 de junho de 2013

Produtores conseguem preço até 10% maior nesta modalidade


Produtores conseguem preço até 10% maior nesta modalidade
A carne produzida com rigoroso controle de qualidade e certificada tem animado o mercado brasileiro. O momento é tão bom para este segmento que só não vende mais porque falta este tipo de carne no mercado. Pecuaristas que investem neste nicho chegam a receber até 10% a mais na hora da venda.
Cada raça tem critérios específicos de produção. O experiente pecuarista Carlos Viacava diz que os criadores de nelore resolveram inovar há 13 anos, quando começaram a produzir o chamado nelore natural. No programa de qualidade desta raça, são abatidos 30 mil animais por mês, 20% certificados conforme o padrão que o selo exige.
Os criadores de hereford e braford, gado mais comum no Sul, também estão de olho neste mercado. De 60 mil animais abatidos por ano, 40% são certificados. Alfredo Drissen, superintendente da Associação Brasileira de Braford e Hereford diz que a associação trabalha com cinco marcas diferentes, até agora focadas na região Sul. Um novo selo foi lançado na Feicorte, a Feira Internacional da Carne, visando ampliar esse foco para outras regiões.
O espaço da Feicorte foi o local escolhido também pela empresa de Walter Celani, gerente de fomento da ovinocultura de corte da VPJ Alimentos, para divulgar um produto de ponta: a carne de cordeiro certificada. Um produto com padrão internacional, segundo Celani. Para chegar a tanto, a criação, que fica em Mococa, no interior de SP, obedece critérios de qualidade desde a reprodução até o abate. A carne de cordeiro, que já é um nicho de mercado, ganha assim mais um diferencial.
Tudo indica que os consumidores também estão dispostos a pagar mais pela carne certificada. Uma pesquisa de Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que os consumidores aceitam pagar de 20% a 70% a mais se a carne for certificada. Mas ainda faltam estimativas do volume de vendas para melhor orientar este mercado.
Fonte: Sebastião Garcia| São Paulo(SP)

Nenhum comentário: