quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Rio Grande do Sul e Santa Catarina definem criação de um novo corredor sanitário

Corredor da BR101 não foi viabilizado até o momento por falta de integração entre os serviços de fiscalização dos Estados



Luis Cáceres
Foto: Luis Cáceres / Especial
BR 101 terá novo corredor sanitário entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Rio Grande do Sul e Santa Catarina definem, durante a 36ª Expointer, os últimos detalhes para a criação do quinto corredor sanitário na fronteira entre os dois Estados. O assunto foi tratado na noite desta terça, dia 27, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante encontrou que reuniu o governador catarinense, Raimundo Colombo, o secretário adjunto da Agricultura do Rio Grande do Sul, Claudio Fioreze, e o presidente da Farsul, Carlos Speroto.
O corredor sanitário da BR 101 só não foi viabilizado até o momento porque não há integração entre os serviços de fiscalização dos dois Estados, o que já ocorre em outros quatro pontos de fronteira comum. O corredor permitirá o trânsito de carnes e cargas vivas de animais entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atendendo reivindicação da Asgav, do Sips e do Fundesa, pois representa economia de frete.
A decisão política já havia sido tomada pelos governadores Tarso Genro e Raimundo Colombo na última reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Sul, realizada em Florianópolis. A estrutura física necessária para a integração do posto de divisa de Torres foi viabilizada pela Fundesa e as questões de ordem institucional definidas pelas secretarias da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Fazenda e da Segurança Pública.
Os últimos detalhes operacionais, segundo Fioreze, serão definidos nesta quarta, dia 28.
SECOM-RS

Nenhum comentário: