terça-feira, 17 de setembro de 2013

Uruguai deve entrar para grupo dos maiores exportadores mundiais de carne bovina em 2013

O Uruguai deve entrar esse ano para o grupo dos maiores exportadores mundiais de carne bovina, com 400.000 toneladas anuais, segundo projeções do Instituto Nacional de Carnes do país (INAC). Prevê-se que as exportações alcancem US$ 1,5 bilhão até o final de 2013.
Em volume as exportações representam o dobro do que a Argentina exporta hoje, destacaram autoridades do INAC durante a Expo Prado. Com um preço médio por tonelada de US$ 3.800, a carne uruguaia somente está abaixo dos Estados Unidos e muito acima dos preços da Austrália, Brasil ou Nova Zelândia.
As projeções indicam que, em volume, o Uruguai se integrará ao seleto grupo de maiores exportadores mundiais, superado apenas por países com grandes rebanhos, como Índia, Brasil, Estados Unidos ou Austrália.
O diretor de Informação e Análise Técnica do INAC, Pablo Caputi, destacou o papel da China nessa realidade, já que é o destino de um quarto das vendas uruguaias no exterior.
Depois da China, que vem adquirindo cada vez mais cortes de alto valor, os principais compradores de carne nacional são os países membros do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) – Estados Unidos, Canadá e México – (20%), Rússia (18%), União Europeia (UE) (15%) e Mercosul (14%). A grande meta agora, disse Caputi, é conseguir abrir o mercado japonês, o que significará mudar as regras do comércio mundial.
Fonte: Site Espectador.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: