O mercado do boi gordo deve permanecer firme até o fim de 2014, com os preços sustentados pela demanda maior por conta da Copa do Mundo e do aumento da renda, mesmo com o cenário de baixo crescimento e de inflação em alta. A avaliação foi feita neta quarta-feira (23/4) por Hyberville Neto, consultor da Scot Consultoria.
"Apesar do PIB em retração e da inflação em alta, assumida até pelo governo, os preços devem seguir firmes por conta da oferta menor", disse o consultor, durante o Encontro de Confinamento, em Ribeirão Preto (SP).
Hyberville citou que o preço médio de abril, de R$ 124,50 a arroba, é 23,7% maior do que em igual período do ano passado e que no primeiro quadrimestre, até o momento, a alta é de 21,9% ante igual período de 2013. "Se considerarmos o período desde 2013, a alta na arroba foi de 25% e a inflação em torno de 6%", exemplificou.
O consultor lembrou, ainda, que em 2013 o Brasil bateu recorde, com 34,4 milhões de cabeças abatidas, alta de 10,8% ante 2012. "Em 2013 as exportações foram maiores e a margem de comercialização foi boa, com ociosidade baixa por conta da indústria", completou.
fonte:Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário