segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Secretário da Agricultura define ações conjuntas com secretários da Fazenda e da Segurança




Ernani Polo e Giovani Feltes. (Foto: Comunicação Sefaz)


Polo e Wantuir Jacini (Foto:A.I. Secr. Agricultura)
Os secretários da Fazenda, Giovani Feltes, e da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, mantiveram na tarde desta segunda-feira (12) o primeiro encontro após a posse para discutir ações que as duas pastas poderão adotar em incentivo à produção no campo. Com peso determinante no desempenho da economia gaúcha, o setor agropecuário responde pelos principais indicadores na balança de exportações do RS. “São muitos os desafios que o Estado tem pela frente para ajudar os bons números da produtividade do campo, em especial em termos de infraestrutura”, elencou Feltes. 
Além de melhores condições para escoar a produção, uma das preocupações dos dois secretários se refere às deficiências no fornecimento de energia elétrica nas propriedades rurais e uma política de recuperação da cadeia leiteira, afetada pelos últimos casos de adulteração do produto denunciados na Operação Leite Compen$ado. O titular da Agricultura mencionou ainda a necessidade de avaliar uma série de convênios que a pasta mantém com o governo federal, incluindo a parceria de outras unidades do governo gaúcho: “a nossa secretaria atua em várias frentes para atender as necessidades do setor”, mencionou.
No mesmo dia, Ernani Polo visitou também o Secretário de Segurança do RS, Wantuir Jacini. O Secretário de Agricultura e Pecuária propôs uma  atuação integrada entre as duas pastas, na elaboração de políticas de enfrentamento à violência no campo. A proposta apresentada ao secretário de segurança, também visa aprofundar a integração com secretarias afins para combater a violência no meio rural, seja na prática de abigeato ou por outros crimes.
A proposta está de acordo com a ideia do Secretário de Segurança. “As características do Rio Grande do Sul demandam a criação de uma estratégia unificada de combate à criminalidade no campo. No caso do abigeato, por exemplo, é necessário focarmos também a receptação da carne abatida ilegalmente”, salientou Jacini.
Durante o encontro entre os dois secretários ficou acertado que será formado um grupo de trabalho, contando também com o apoio de entidades ligadas ao setor primário.
Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Agricultura e Pecuária

Nenhum comentário: