sábado, 12 de dezembro de 2015

Desempenho das carnes na primeira semana de dezembro


 Analisadas sob o ângulo, exclusivo, da receita cambial, as exportações brasileiras de carnes (considerado apenas o produto in natura) iniciaram dezembro de forma pouca animadora. Pois o resultado da primeira semana (quatro dias úteis), medido pela receita média diária, apresentou redução de 6,8% sobre o mês anterior e de 8,2% sobre dezembro de 2014.

Mas a realidade não é tão feia assim. Pois a redução em relação ao mês anterior tende a ser minimizada ou até superada, pois dezembro corrente tem 10% de dias úteis a mais que novembro (22 contra 20).

A redução em relação ao mesmo mês do ano passado é difícil de ser superada. Mas, talvez, seja compensada por um volume superior ao de dezembro de 2014, possibilidade levantada a partir dos embarques dos quatro primeiros dias úteis do mês.

Carne suína, por exemplo: a média diária embarcada no período (cerca de 2,4 mil/t/dia) foi 68% superior à média diária de um ano atrás. E, neste quesito, só a carne bovina tende, por ora, a um resultado negativo (-3%), pois a carne de frango sinaliza incremento de 28%.

Já na comparação com o mês anterior, somente o frango apresenta indícios de crescimento, pois alcançou na primeira semana de dezembro volume (18.170/t/dia) que representa acréscimo de quase 6% sobre a média diária de novembro passado. E isto combinado com o maior número de dias do mês pode conduzir a embarques pelo menos 15% superiores aos do mês passado. 


fonte:AviSite

Nenhum comentário: