quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chip gaúcho acelera o manejo do gado

Tecnologia permite reduzir em até 95% o tempo usado para o trabalho de pesagem dos animais
Um teste realizado ontem pela Ceitec em uma fazenda em Mato Grosso do Sul mostrou que a tecnologia desenvolvida pela empresa de Porto Alegre pode reduzir em até 95% o tempo gasto no trabalho de pesagem do gado. Na demonstração feita na Fazenda Boa Esperança, no município de Anastácio, o peso de 50 animais foi verificado em 15 minutos, trabalho que sem o dispositivo levaria cinco horas.
O ganho de tempo ocorreu porque, no momento em que cada um deles era pesado, os dados eram automaticamente registrados por um computador no histórico daquele animal no banco de dados da propriedade, eliminando a necessidade de apontamentos manuais.
O teste faz parte do ciclo de uso experimental do circuito integrado, o primeiro dispositivo do gênero 100% desenvolvido pela companhia, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Além do rebanho de 5 mil animais da Boa Esperança, o chip do boi está sendo testado em duas fazendas, em Minas Gerais, totalizando cerca de 8 mil cabeças de gado. Nas próximas semanas, a companhia deve estender o projeto a outras três.
– Estamos verificando como os brincos estão funcionando no dia a dia para detectar a necessidade de aperfeiçoar o produto – explica Eduard Weichselbaumer, presidente da Ceitec.
O testes devem continuar até junho, e o início da comercialização do chip, é previsto para o segundo semestre.


Para documentar

Como funciona o chip do boi
- Uma antena emite um sinal eletromagnético captado pelo chip, que responde com um novo sinal informando o código do animal. O receptor repassa o número a um computador, registrando qual animal está sendo pesado ou está deixando a propriedade. A tecnologia tem o objetivo de facilitar a identificação dos animais registrados no Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

FONTE: O PIONEIRO

Nenhum comentário: