segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sorgo pode ser boa opção para o confinador este ano

No embalo do milho, os preços do sorgo (grão) caíram nos últimos meses.
Em São Paulo, o alimento é vendido, em média, por R$200,00/tonelada, 20% menos em relação ao mesmo período do ano passado.
A pressão baixista vem do mercado do milho (concorrente direto), já que para esse ano a previsão é de menor produção de sorgo.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), analisados pela Scot Consultoria, o país deverá colher 1,85 milhão de toneladas do grão (4,4% menos que em 2008/09).
Em Goiás, maior produtor nacional com 38% da safra, a expectativa é de que a produção caia 5%. Mato Grosso e Minas Gerais também devem colher menos em 2009/10.
Para o pecuarista o cenário é favorável. O mercado do boi gordo em alta e o preço do insumo em queda favorecem a relação de troca.
Considerando a praça de São Paulo, onde a alta do boi ultrapassou 4% em março, o poder de compra do pecuarista melhorou 21% desde novembro último.
Atualmente são necessárias 2,6 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de sorgo, 15% menos na comparação com a média do período analisado.

FONTE: Pantanal News

Nenhum comentário: