segunda-feira, 17 de maio de 2010

Brasil sem Aftosa

A campanha do Ministério da Agricultura - O Brasil rumo ao título de País livre da febre aftosa - está sendo veiculada em emissoras de televisão e rádio, revistas e pela internet. A mensagem de utilidade pública contra a enfermidade dos bovinos e búfalos utiliza a linguagem universal do futebol, com alcance em todo território nacional, para mostrar que o Brasil conhece as regras do jogo que envolve a prevenção, manutenção e ampliação de áreas livres de febre aftosa. Em filme de 30” e peças impressas bois a vacas vestidos com uniforme da seleção brasileira chamam atenção para a importância de mais uma vitória do País que busca a erradicação da doença em todo o seu território.
“A meta é que todos os estados tenham uma estrutura adequada de defesa agropecuária até o fim de 2010. Desta forma, será possível o reconhecimento de País livre da doença com base nos resultados de auditorias realizadas pelo ministério”, explica o secretário da Defesa Agropecuária do ministério, Inácio Kroetz.
Campanha - As peças da campanha serão exibidas até o próximo dia 4 de junho em canais de TV aberta, por assinatura e comunitária; rádios das capitais e no interior; revistas de circulação nacional e especializadas; e em portais, sites e links patrocinados.

Doença - Febre alta, salivação, depressão, cansaço, anorexia, queda na produção leiteria são sintomas da doença que podem ser evitados cumprindo o calendário oficial de vacinação. A primeira etapa de vacinação deste ano termina 31 de maio. A segunda fase, para a maioria dos estados, começará em novembro.
O Ministério da Agricultura recomenda que a aquisição de animais ocorra apenas com a guia de vacinação em dia e que o transporte seja feito por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA). Os animais vindos de outras fazendas devem ser isolados, vacinados e observados por 15 dias antes de integrar o rebanho. A aftosa pode afetar os animais de casco fendido como os bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.
Números - O Brasil tem o maior rebanho comercial e é o maior exportador de carne bovina do mundo. Atualmente, 15 estados e o Distrito Federal estão livres da aftosa com vacinação. Santa Catarina é o único estado considerado livre sem vacinação. O País tem cerca de 180 milhões de bois e búfalos em zona livre, o que representa 89% do total nacional.

FONTE: Mapa

Nenhum comentário: