sábado, 22 de maio de 2010

E o preço do boi?

A oferta recuou novamente e as escalas encurtaram, mesmo com pastos perdendo qualidade.
As programações de abate atendem, em média, de 3 a 4 dias em São Paulo. O preço de referência voltou aos R$79,50/@, a prazo, livre de imposto.
Observando as variações de preços nos últimos anos, existe certo padrão. Padrão, que não tem obrigação de se repetir, mas não deixa de ser curioso. Veja a tabela 1.




Nos anos em que houve preços maiores em maio, na comparação com janeiro, a variação entre maio e agosto também foi positiva. O inverso também ocorreu, com quedas nos dois períodos analisados em 2005.
E quanto a 2006, não obedece à “regra”? Neste ano houve alta entre maio e agosto, mesmo tendo ocorrido baixa entre janeiro e maio.
Realmente, mas lembre-se dos focos de febre aftosa no final de 2005 e o surto de gripe aviária, que diminuiu as exportações de frango e deixou a carne de aves em preços muito baixos internamente, concorrendo com a carne bovina.
Foi um período ruim para o preço do boi.
Isso causou forte queda na cotação da arroba no primeiro semestre de 2006 e, esta alta entre maio e agosto só mostra alguma recuperação do pior desta crise de preços.
Em 2010, o preço do boi gordo subiu 4,3%. Lembrando que o ano é outro e a conjuntura também.
Vamos acompanhar.

FONTE: SCOT CONSULTORIA

Nenhum comentário: