quarta-feira, 9 de março de 2011

Seapa estuda possibilidade de participação de terneiros com peso menor nas feiras de outono

Devido `a estiagem que assolou o estado nos primeiros meses de 2011, atingindo o pasto e o engorde dos animais, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) está estudando a viabilidade de permitir que terneiros e terneiras com peso abaixo do usual participem das feiras de outono. O pedido foi feito ao diretor do Departamento de Produção Animal, Eraldo Marques, por representantes de associações e sindicatos rurais.
O chefe do Serviço de Exposições e Feiras (SEF), José Arthur Martins, disse que está sendo viabilizada uma Portaria permitindo que terneiros machos possam ser inscritos nas exposições com o peso mínimo de 150 Kg, enquanto as fêmeas com 140 Kg. Atualmente, o peso mínimo é de 160 para os machos e 150 Kg para as fêmeas.
Entretanto, o instrumento que normatiza a nova regra, e que está sendo elaborado por Martins, deverá ter validade somente para este ano. A portaria não fere nenhuma regra, pois trata-se de uma decisão extraordinária para atender uma situação climática eventual.
O Rio Grande do Sul possui 1.273.376 terneiros de 0 a 12 meses registrados, sem contar os da última safra que ainda não foram computados. A média anual gira em 1,3 milhões de cabeças.
FONTE: Clarice Lena Mateuzzi Giorgi
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio - SEAPA
(51) 3288-6211
cgiorgi@agricultura.rs.gov.br

Nenhum comentário: