terça-feira, 20 de setembro de 2011

Brasil está tranquilo em relação à febre aftosa, diz ministro

Segundo Mendes Ribeiro, a fiscalização foi intensificadas nas regiões de fronteira e os fiscais estão em estado de alerta

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, afirmou hoje que a situação no Brasil está tranquila em relação ao foco de febre aftosa registrado no Paraguai e que a fiscalização está sendo intensificada na região de fronteira.

José Carlos Vaz, secretário-executivo da Pasta, disse que as medidas adotadas até o momento são suficientes para impedir a entrada do vírus no território nacional.

“Estamos em alerta, com apoio dos governos estaduais e das Forças Armadas. Estamos monitorando e, se necessário, iremos reforçar as medidas”, disse Vaz.

Em relação a possíveis barreiras às compras de carnes brasileiras, devido ao foco de aftosa no país vizinho, Vaz afirmou que o Brasil não tem competência para influenciar as decisões de outros países, mas tem confiança nos processos de proteção dos rebanhos.

Ele não confirmou proibição às compras de carnes e animais vivos do Paraguai. A ocorrência da febre aftosa no Paraguai foi um dos assuntos discutidos na mesa-redonda promovida pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, no auditório do Ministério da Agricultura.

No encontro, que contou com a participação de parlamentares e lideranças do agronegócio do Rio Grande do Sul, foi abordada a manutenção no Estado do laboratório federal que realiza testes sorológicos de controle de qualidade da vacina antiaftosa.

Segundo o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o ministro Mendes Ribeiro garantiu durante o encontro que o laboratório continuará no Rio Grande do Sul e que receberá mais investimentos em pessoal e equipamentos.

Ele explicou que havia interesse das indústrias de vacinas de transferir parte das atividades do laboratório para outros Estados, por causa de problemas logísticos.

Lorenzoni disse que a solução encontrada foi a utilização de uma área do Exército próxima a Porto Alegre, onde serão confinados os animais para coleta do soro.

Sobre o foco de aftosa registrado no Paraguai, Onyx Lorenzoni afirmou que durante a reunião realizada hoje, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, comunicou que os técnicos brasileiros estão em alerta máximo e que o Brasil está monitorando e bloqueou toda fronteira.

O deputado disse que está tranquilo, pois a cobertura vacinal no Brasil é boa. “Temos que certeza que o problema vai ficar do outro lado da fronteira”, disse ele.

FONTE: AGENCIA ESTADO

Nenhum comentário: