quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Revisado o peso mínimo de terneiros


A Secretaria da Agricultura (Seapa) voltou atrás e resolveu reduzir em 20 quilos o peso mínimo de terneiros, terneiras e vaquilhonas para participação nas expofeiras oficiais desta primavera. O pedido foi feito pelo setor no início da temporada, mas a Seapa avaliou que não seria necessário. Na quarta-feira (26), a ordem de serviço n 05/2011, válida até 31 de dezembro, foi publicada no Diário Oficial do Estado com o objetivo de amenizar o impacto da estiagem do último verão. Segundo o chefe de Exposições e Feiras da Seapa, Honório Franco, as regiões produtoras não conseguiram manter o ganho de peso dentro da média. Quem já levou os animais à pista ficou com a impressão que poderia ter ofertado e faturado mais. Na avaliação do coordenador da Expofeira de São Francisco de Assis, Paulo Gioda, o número de exemplares oferecido poderia ter sido maior se a normativa já estivesse em vigor. Contudo, o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, lembra que o forte da oferta nestas categorias ocorre a partir da primeira semana de novembro.

Com a medida, que já havia sido adotada na temporada passada, os terneiros nascidos na primavera e no outono devem pesar, no mínimo, 140 quilos e 180 quilos, respectivamente. Já para as fêmeas nascidas na primavera, o básico é ter 130 quilos e, para as de outono, 160 quilos.

Conforme a Seapa, a alteração foi feita a pedido de pecuaristas da Campanha e da Fronteira-Oeste. De acordo com o presidente do Núcleo de Terneiros de Bagé, Edson Paiva, o perfil da região é de pequenos produtores, que mantêm o gado em campo nativo. "Viemos de três secas de verão, e as pastagens não conseguem se regenerar." No dia 11 de novembro, o remate do município irá ofertar 2,5 mil animais, sendo a maior parte deles terneiros de um ano. "Os animais que não conseguiram atingir o peso em abril voltam agora", reforça.

Nenhum comentário: