sexta-feira, 18 de novembro de 2011

É tempo de pensar na silagem



Armazenar comida para o rebanho é ter produção elevada o ano todo um costume entre os produtores que trabalham com rebanhos de corte de forma extensiva em não produzirem e guardarem alimento para os períodos críticos do ano, onde a natureza não disponibiliza comida farta e de qualidade para a manutenção do peso dos animais. E, geralmente o que ocorre, é o emagrecimento e a perda de tempo porque quando chega a época de bons pastos o rebanho tem que recuperar os quilos perdidos primeiro para depois começar a ganhar peso.
Uma das formas de evitar este emagrece e engorda é fazer ensilagem, que é um processo de conservação dos alimentos em locais hermeticamente fechados, livres de oxigênio, cujo objetivo é preservar ao máximo o valor nutritivo original da forragem escolhida para isto, seja cana, capim ou milho e sorgo planta inteira. A ensilagem é a forma mais eficiente e barata que se conhece para garantir suprimento de volumoso ao rebanho durante o período de entressafra. “É ideal para sistemas de produção que buscam maximizar o uso da terra, do trabalho e do tempo”, assinala a diretora técnica da Kera Nutrição Animal, Regina Flores.
Conforme explica Regina o processo de conservação da forragem está baseado na redução do pH (aumento da acidez) graças à produção de ácido láctico a partir do açúcar. A silagem se conserva porque ao ensilarmos a forragem, levamos para o silo toda a flora microbiana que está aderida à forragem na lavoura. Esta flora está composta por um universo muito grande, mas os que podem influir na maior ou menor qualidade da silagem são os fungos, leveduras, bactérias láticas, (que são as responsáveis pela conservação da silagem), clostrídios e coliformes.
Para o consultor técnico da Kera, Carmelindo Tomielo, uma boa silagem precisa ser complementada com a adição de inoculantes biológicos que são “bons” microorganismos que auxiliam na fermentação da ensilagem. Uma silagem sem adição de inoculantes demora de 25 a 40 dias para chegar a um pH menor que 4,5: isto significa que durante 25 a 40 dias, estarão se desenvolvendo bactérias láticas, coliformes e clostrídios. “É aqui que entra o inoculante de silagem, com a função de baixar o pH abaixo de 4,5 o mais rapidamente possível, pois só assim inativaremos os clostrídios e coliformes ( e ao fazê-lo, paramos de perder o valor nutritivo da silagem). É por esta razão que a Kera trabalha com concentrações tão altas de bactérias por grama de silagem, para podermos garantir que em 3 dias a silagem estará “pronta.”
Vantagens - O custo de produção para silagem varia muito, porque há diferenças na escala, tipo de cultura a ser ensilada, fertilidade do solo, etc. Mas, em geral uma silagem tem entre R$35 a R$90 por tonelada de matéria original (matéria úmida). Importante salientar que a silagem produzida e bem armazenada dura por muitos anos. Fazendo silagem é possível a manutenção de um maior número de animais ou unidades animais (450 kg) por unidade de terra; permite a manutenção ou maximização da produção (carne ou leite); permite, através do confinamento, ofertar animais bem nutridos em épocas de melhor preço; permite armazenar grande quantidade de alimento em pouco espaço.
Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário: