sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Grande oferta de genética - Liquidação plantel ANGUS e BRANGUS PEDRA SÓ

a
Liquidação Pedra Só
 
 


Rigorosa seleção garante um plantel de exceção.
Baseado em muita pressão de seleção, a Pedra Só em mais de meio século, formou um plantel que hoje é reconhecido nacionalmente.
Nestes 50 anos de trabalho o foco foi sempre formar animais diferenciados, bem adaptados ao meio e realmente melhoradores. Pois é deste plantel que tiramos os reprodutores para trabalhar em nosso rebanho comercial e produzir carne, nosso principal objetivo.
A seleção de nossos animais começa bem cedo, ainda ao pé da mãe, quando são pesados e avaliados dentro do seu lote. Neste momento quando são descartados os animais inferiores, suas mães identificadas e se na segunda cria  produzirem novamente um animal de performance inferior, também são descartadas do rebanho de cria.
No desmame, estes animais são inscritos no Promebo, onde são novamente pesados e avaliados fenotipicamente (conformação, musculatura, precocidade, Tamanho). Após o retorno dos relatórios são descartados os animais “cola”(deca 9 e 0).  Depois disso os animais passam em pastagem de inverno e em campo nativo até os 15 meses aproximadamente, quando os machos são submetidos a exame andrológico, onde os que estão aptos à reprodução aprendem a trabalhar sendo utilizados no repasse da IA do gado comercial. Os demais são descartados (que tenham defeitos irreversíveis).
A próxima avaliação é realizada logo após este período e antes do preparo para o leilão. No caso das fêmeas também são preparadas para o período reprodutivo, são acasaladas aos 2 anos. Nesta avaliação o procedimento é parecido com o realizado no desmame (pesagem, avaliação fenotípica e descarte dos deca 9 e 0).
Além das avaliações pontuais (ao pé da mãe, desmame, andrológico (machos) e sobreano) sempre que algum animal “fica para traz” é descartado do plantel.
Dos machos que se destacam dentro de seu grupo (dupla marca) sempre elegemos 1 ou 2 indivíduos para a coleta de sêmen, para utilização no rebanho comercial.
Nas fêmeas, além de todas as avaliações que já citadas (individuais e como mãe), temos como primordial que cada uma possa parir um terneiro por ano, caso isso não ocorra, é eliminada do plantel.
Com esta metodologia de seleção, muitas vezes somos criticados pelo exagero, mas temos a certeza de ter escrito uma história consistente, pelo reconhecimento nas pistas de julgamento (12 anos de premiações ininterruptas nas Exposições de Pelotas e região), no nosso leilão de reprodutores na primavera e pelo diferencial recebido pelo frigorífico no abate dos nossos novilhos.
Mas o mais gratificante é o reconhecimento de novos investidores, os cabanheiros tradicionais buscam na Pedra Só a genética para formar ou incorporar a seus planteis.

PROMEBO – uma ótima ferramenta de seleção.
Começamos a utilizar o programa há muitos anos, primeiramente para escolha de reprodutores para inseminação artificial. Não nos bastava apenas que o touro mostrasse morfologia harmoniosa, tivesse um  bom pedigree , ou que tivesse uma genealogia comprovada. Procurávamos um  programa sério de avaliação, que mostrasse que determinado produto se destacaria no grupo e fosse capaz de produzir animais superiores e adaptados ao nosso meio.
Foi em 1999 com o objetivo de ter um diferencial no mercado e para suprir uma necessidade, que resolvemos aliar o programa aos nossos critérios de seleção já existente, que muito tem nos ajudado até hoje a evoluirmos e atingirmos nossos objetivos.
O Promebo hoje é fundamental porque baseado nele realizamos nossas escolhas de sêmen para utilizar no plantel, descartamos os animais inferiores, conhecemos nossas matrizes e selecionamos nossos “pais de rebanho” para utilização no rebanho comercial.

TRANFERENCIA DE EMBRIÃO – multiplicação de animais superiores
Em um determinado momento percebemos que pelo aquecimento do mercado de fêmeas Angus PO, precisávamos aumentar nossa produção de animais diferenciados, foi quando com a ajuda, incentivo e parceria de amigos decidimos iniciar um programa de Transferência de embriões.
Como selecionamos as doadoras?
- Solicitamos ao Promebo um relatório de ventres e neste separamos as melhores 17 vacas (vacas provadas como mãe). Buscamos estas vacas para uma avaliação fenotípica mais criteriosa, onde selecionamos 10 das 17. Neste momento resolvemos fazer uma aposta, escolher 3 novilhas  PP de sobreano para integrar o grupo das doadora, assim totalizamos nosso grupo de doadoras com 13 animais. Avaliamos individualmente cada fêmea, programamos acasalamentos e após 2 coletas retiramos do lote as vacas que não produziam mais de 5 embriões viáveis para congelamento. Neste ponto ficamos com somente 7 vacas em coleta mas tivemos a certeza de estar reproduzindo somente animais de destaque.
A certeza do acerto em nossas decisões aconteceu logo no nascimento dos primeiros produtos, quando estes se destacaram dentro de sua geração e com o passar do tempo sempre foram animais de “ponta”.
A consagração deste trabalho foi na Expo-feira de Pelotas 2011 (uma das mais fortes do estado) quando levamos somente 2 lotes de Angus à pista, todos animais filhos de TE, e conquistamos o Trio reservado de campeão –Touro Jovem (tat. 978,979 e 980), Trio Campeão 2 anos e  Trio Grande Campeão ( tat. 947, 957 e 958).

Por Juliano Leon, Cabanha Pedra Só.
-------------------------------------------------------------------------------------


Serviço:

LIQUIDAÇÃO PLANTEL ANGUS E BRANGUS - PEDRA SÓ
Oferta: 100 machos, 300 fêmeas e 100 embriões
Data: 12/05/2012
Local: Associação Rural de Pelotas
Leiloeira: Knorr Leilões
Transmissão: C2 Rural (www.c2rural.com.br)
Suporte Técnico: Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha 

Nenhum comentário: