Autor: Só Notícias
O abate total de bovinos em Mato Grosso passou de 429,1 mil cabeças em dezembro para 464,1 mil cabeças em janeiro deste ano, obtendo um aumento de 8,1% em relação ao mês anterior, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A continuidade deste crescimento do ritmo dos abates nos frigoríficos do Estado só foi possível graças ao aumento do abate de fêmeas.
O rebanho abatido destas somou 235,9 mil cabeças, o maior já registrado desde março de 2007. Com isso, a participação de fêmeas nas escalas de abate evoluiu de 46,2% em dezembro para 50,8% em janeiro de 2012, um aumento de 4,6 pontos percentuais em um mês, e ainda uma elevação de 9,2 pontos percentuais se comparado ao mês de janeiro de 2011, quando as fêmeas representavam 41,6% das escalas.
A busca dos compradores dos frigoríficos por fêmeas supriu a demanda da matéria-prima nas indústrias, além disso, a arroba da vaca gorda valorizou-se em relação ao preço pago pelo boi gordo em Mato Grosso, com o diferencial entre os preços dos dois caindo para 6,3% em março, contra um diferencial de 11,8% encontrado no mesmo mês do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário