sexta-feira, 9 de março de 2012

Megaleilão se expande

Maior leilão mundial chega ao teto em Água Boa e
aumenta vendas com sua expansão para outros municípios 



A estrutura física da Estância Bahia não suporta mais que 40 mil animais em um só leilão
EDUARDO GOMES
Da Reportagem

Desde 2001 recordista mundial na venda de bovinos à batida do martelo, no Megaleilão do município de Água Boa, no Vale do Araguaia, o empresário Maurício Tonhá anuncia que neste ano a marca de 40.711 cabeças desovadas em 2011 pela Estância Bahia – âncora de grupo empresarial - não será ultrapassada.

A aguda e prolongada crise econômica que afeta a Zona do Euro não é o primeiro baque mundial que acontece desde o começo da trajetória do Megaleilão, que sempre registrou crescimento independentemente dos problemas externos. Muito embora a exportação de carne para os europeus deixe com o pé atrás os frigoríficos brasileiros habilitados, a realidade enfrentada pelos elos deste mercado não influenciaram na decisão de Maurício Tonhá em estabilizar o número de animais que serão aceitos neste ano em Água Boa.

A decisão da estabilização não é ato de pé no freio nem de encolhimento do maior leilão do mundo, que neste ano será realizado em 21 de abril. Maurício Tonhá observa que se dependesse dele, de sua equipe e de seus parceiros pecuaristas no Araguaia, Xingu e em outras regiões, o Megaleilão registraria novo recorde naquela cidade. “Acontece que a estrutura física dos currais e demais dependências do recinto do leilão foi projetada para 40 mil animais e não temos como ir além deste limite”, explica.

Neste ano, o quantitativo em pista no Megaleilão de Água Boa vai estabilizar e pode até sofrer algum encolhimento, mas a marca deste leilão levará ao remate um número de bovinos bem maior do que nas edições anteriores. Isso, porque além do thatersal naquela cidade e de outro em Cuiabá, onde atua desde 2007, a Estância Bahia promoverá evento idêntico na cidade goiana de Britânia, no dia 13 de maio.

A expansão do Megaleilão para Britânia, no noroeste de Goiás, é o primeiro passo de um ousado projeto de regionalização do evento nos polos pecuários em Mato Grosso e estados vizinhos. Com um olho no agora e outro no amanhã, Maurício Tonhá costura os últimos detalhes para atuar num dos maiores centros da pecuária goiana enquanto planeja hastear a bandeira da grife Megaleilão em Sinop, Campo Grande (MS) e no sul do Pará, numa cidade da qual ele não revela o nome.

Maurício Tonhá sorri ao ser questionado sobre prazo para execução do projeto de regionalização do Megaleilão. “O mais breve possível, porque o planejamento está bem avançado e há demanda antiga nessa área”, sintetiza sem detalhes.

O LEILÃO – O Megaleilão surgiu da ousadia de Maurício Tonhá, que já atuava no ramo com a Estância Bahia. Em 2001, quando da primeira edição, a meta era leiloar 10.001 animais, mas o evento alcançou a marca de 12.861. Em todos os anos houve crescimento e maior movimentação financeira. O Guinness Book – Livro dos Recordes - confere ao Megaleilão o título de maior leilão de bovinos do mundo. 



FONTE: DIÁRIO DE CUIABÁ

Nenhum comentário: