quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pecuária se organiza em defesa do setor

Reunião entre pecuaristas e indústria foi o primeiro passo para reduzir os atritos na cadeia produtiva.
Mônica Costa 

A decisão de sentar-se à mesa para debater as principais diferenças entre pecuaristas e frigoríficos foi vista com otimismo pelas entidades que representam o setor produtivo. “Foi uma ação importante para reduzir  os conflitos entres as  indústrias e os produtores“, disse Fernando Sampaio, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
A entidade, que sediou encontro  na tarde desta terça-feira, em São Paulo, participou pela primeira vez das discussões para formação de uma agenda comum no setor.
O objetivo da reunião foi a criação do Conselho Paritário Pecuarista- Frigoríficos (Consecarne).  A proposta é delicada e deve ser assunto de novos debates até e seja definida. “A ideia de formação uma entidade nos moldes de outras existentes no setor agropecuário, como da cana e do leite, levará muito tempo porque o setor bovino é mais complexo,  com várias diferenças regionais e padrões”, afirmou Sampaio.
 Luiz Antonio Nabhan Garcia, diretor da Frente Nacional da Pecuária (Fenapec) concordou que será dificil de implementar o conselho, entretando, ressaltou que a ideia foi bem recebida
Ricardo Yano presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura salientou que a proposta de formação do conselho não se restringe à questão de preços. "O mais importante é a aproximção dos elos para dar transparência ao mercado", completou.  
A formação de preços, com a abertura das planilhas de todos os integrantes do conselho   -  ponto mais delicado na relação entre a industria e o produtor -  é um dos desafios. Outras frentes como o marketing da carne, tipificação de carcaça  estão entre os temas que devem ser trabalhados pelo conselho. 
“A formação de preços depende de uma fórmula que ainda não foi criada, o País não tem dados consistentes sobre rebanho, abates, as estatisticas nacionais são muito ruins”, observou Sampaio.
Para Carlito Guimarães, diretor da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ),  a união entre os setores  permitirá que a cadeia se ajuste . “Queremos que os frigoríficos se estabeleçam por que não queremos mais financiar a recuperação judicial da industria”, argumentou. 
Consebov
Sobre o Conselho de Preços do Boi (Consebov), anunciado recentemente pela  Confederação da Agricultura e Pecuaria do Brasil (CNA) , o diretor da Abiec foi enfático “Fomos procurados pelos membros do Consebov e estamos dispostos a dialogar, mas é fundamental que os produtores se  entendam sobre uma plataforma única ”, afirmou Sampaio.
“A Frente Nacional da Pecuária (Fenapec) foi criada por entidades centenárias que trabalham para defender o pecuarista justamente porque  nenhuma entidade nacionalmente constituida tem feito isso”, defendeu Francisco Maia, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul).

Maia  afirmou que a CNA  foi convidada para as três reuniões já realizadas pelos pecuaristas mas não participou dos encontros.  “Continuamos abertos para receber todas as entidades interessadas em defender a cadeia", afirmou.
Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: