A adoção do selo de qualidade de carne Meat Standards Australia (MSA) no varejo australiano impactou seus clientes, segundo os resultados de uma pesquisa com os consumidores organizada pelo chefe da divisão de alimentos frescos da rede australiana Woolworths, Pat McEntee.
Falando aos pecuaristas e confinadores durante a conferência BeefEx, McEntee disse que não havia dúvidas de que ter o MSA apoiando as marcas próprias de carne bovina da Woolwoorths construiu uma confiança e lealdade maior nos clientes com as ofertas de carne bovina da empresa.
A rede Woolworths se tornou o primeiro grupo nacional de supermercados a adotar o selo MSA no departamento de carnes em janeiro e agora tem esses produtos em todas as 860 lojas na Austrália. McEntee disse que o MSA se adequou dentro do recente relançamento da marca da Woolworths como “Australia’s Fresh Food People” que, como parte de sua missão, visa ser a marca mais confiável da Austrália. Desde janeiro com o selo MSA, as vendas de carne bovina até agora totalizaram A$ 172 milhões (US$ 176,00 milhões) – representando um crescimento nas vendas de 10,5%. Em termos de volume, o Woolworths vendeu 9,9 mil toneladas de carne bovina MSA no mesmo período.
A conscientização dos consumidores sobre os programas MSA e sobre o que ele se trata cresceu de 15% para 40%. “O feedback que obtivemos dos clientes é que eles se sentiram mais que confortáveis e confiantes sobre comprar carne bovina macia e suculenta nas lojas Woolworths. Se observarmos as 9.000 cabeças de gado compradas e processadas pela Woolworths por semana, estamos obtendo quase 98% de cumprimento das especificações MSA”.
Isso é bem acima das taxas de cumprimento do programa para MSA reportadas pelo Beef Central em julho, de 94,3% para o ano comercial de 2011-12. Porém, esse desempenho não aconteceu da noite para o dia, disse McEntee. Ele destacou três importantes razões pelas quais o cumprimento do MSA tem sido tão alto:
- O tipo de gado que a Woolworths especificou para seus programas de carne bovina;
- A relação que a rede com os produtores que têm contratos de fornecimento de gado. Grande parte disso gira em torno dos retornos que a Woolworths tem fornecido a seus produtores por vários anos.
- Apesar da Woolworths só ter lançado seu programa MSA para clientes de varejo em janeiro/12, a rede tem trabalhado no conhecimento e desenvimento científico da carne por trás do MSA há mais de 20 anos.
Resultados da pesquisa
Baseado na pesquisa da companhia com seus clientes, 93% dos consumidores disseram que é importante para um supermercado ter um sistema independente de qualidade para dar suporte à classificação de sua carne bovina, disse McEntee. Significantemente, 97% dos clientes disseram que agora usam a etiqueta MSA para identificar a qualidade da carne bovina quando compram nas lojas da rede Woolworths.
“Mas é importante reconhecer que o dado de 97% se refere a clientes reconhecendo e usando a etiqueta como guia. O simples fato é que existem poucos consumidores na Austrália hoje que entendem o programa MSA em si e o que está envolvido por trás da etiqueta. Ainda existe um longo caminho para percorrer para educar os clientes para ter confiança total no programa MSA”.
Outro dado bastante encorajador da pesquisa, 61% das clientes mulheres da rede Woolworths estão mostrando mais interesse na categoria de carne bovina, desde o lançamento do MSA pela companhia em janeiro; e 67% dos clientes de ambos os sexos de 31-50 anos mostraram mais interesse no produto.
McEntee disse que desde a crise financeira global, os clientes de qualquer lugar se tornaram mais cuidadosos em seus padrões de compras e com os maiores custos de energia e outros serviços. “Isso torna o valor e o preço ainda muito importante aos clientes. De fato, nossa pesquisa mostrou que o preço continua sendo 34% da consideração dos clientes sobre o que é importante para eles na compra de carne bovina. Nosso negócio de carne bovina está competindo como uma fonte de proteína contra opções mais baratas, como carne suína e de frango”.
McEntee disse que mais promoção do MSA continua sendo uma prioridade importante. Ele disse que a rede Woolworths ja investiu mais de A$ 2 milhões (US$ 2,04 milhões) em promoção e conscientização dos clientes sobre o programa desde janeiro.
Parte disso foram 8 milhões de catálogos produzidos toda semana, trazendo a carne bovina MSA e a Woolworths na popular revista Entice produzida pelo Meat and Livestock Australia (MLA). A Woolworths agora publica 50.000 cópias da revista Entice, duas vezes por ano, promovendo o uso de cortes secundários. “A outra coisa que fizemos desde o lançamento do MSA é manter as coisas simples para nossos clientes, escolhendo somente uma mensagem importante para começar com: ‘carne bovina macia e de qualidade toda hora’”.
“Estamos realmente confiantes de que se mantivermos mensagens simples a nossos clientes, eles entenderão sobre o que estamos falando e nos apoiarão. Começamos com essa mensagem e, então, evoluímos para ‘carne bovina macia e suculenta de qualidade toda hora’. Manter essas mensagens muito, muito simples aos clientes realmente ajudou nossa percepção de nosso programa de carne bovina MSA na loja – muito mais do que se tivéssemos pessoas confusas com mensagens técnicas mais complexas sobre o que é o MSA”.
Embora a conscientização dos clientes sobre para que serve o MSA tenha crescido de 15% para 40% após os anúncios de TV “What’s New” e outros trabalhos, ainda há um grande déficit no entendimento dos consumidores sobre o programa; para que serve; e como ajuda os clientes a selecionar uma carne bovina mais macia e suculenta na hora da compra. McEntee disse que a Woolworths atualmente serve cerca de 3,5 milhões de clientes por semana.
Em 16/10/12 – 0,97708 Dólar Australiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
A reportagem é do Beef Central, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
Conheça o programa de qualidade de carne MSA, do MLA:
FONTE: BEEFPOINT
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