quarta-feira, 24 de abril de 2013

Exportação de carne bovina do Brasil segue firme



A indústria de carne do Brasil espera manter firmes as exportações neste segundo trimestre, e acompanha os bons números de embarques em abril para ter um cenário mais definido, disse o diretor-executivo da associação que reúne o setor nesta quinta-feira.
"Estamos acompanhando os números de abril que estão indo muito bem... as vendas para a Rússia vão bem", afirmou o diretor-executivo da Abiec, Fernando Sampaio, a jornalistas no intervalo de um evento em São Paulo.
As exportações de carne bovina tiveram um salto de 25 por cento em volume no primeiro trimestre, puxadas por boas vendas para Hong Kong e Rússia. ID:nL2N0CS1AT
A Abiec mantém sua estimativa inicial de incremento de 10 por cento no volume exportado pelo setor em 2013, com aumento das vendas para a Rússia, Egito, União Europeia e Irã.
Segundo ele, no caso do mercado russo, as restrições impostas pelo país ao Canadá, Estados Unidos e México, por conta de vestígios do promotor de crescimento ractopamina, poderão beneficiar o Brasil, uma vez que o rebanho nacional não usa o aditivo.
Sampaio disse que governo e indústria visitarão, no próximo mês, países que ainda mantêm embargo à carne bovina do Brasil, com o objetivo de reverter as restrições por conta de caso atípico de vaca louca.
Uma missão da indústria estará em Hong Kong em 6 de maio para fazer promoção da carne bovina do Brasil. E depois os executivos partem para Pequim, na China.
Segundo ele, na mesma época haverá uma missão técnica do Brasil para discutir o embargo.
"Esperamos uma reversão deste embargo, porque o Brasil já apresentou todos os documentos pedidos, a OIE já manteve o status do Brasil (como risco insignificante para a vaca louca)... Tem tudo para ser revertido", disse o executivo.
Segundo ele, é estratégico ao Brasil reverter o embargo da China. Ele afirmou que o mercado chinês representava cerca de 2 por cento do volume total embarcado pelo país, mas era um mercado que vinha crescendo mais.
Outro mercado a ser reaberto é o da Arábia Saudita. Sampaio disse que uma missão saudita deve vir ao país em breve para avaliar as condições dos frigoríficos, a convite do governo brasileiro, que recentemente enviou missão para aquele país.
(Por Fabíola Gomes; edição de Roberto Samora)
FONTE:Reuters

Nenhum comentário: