O presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Alfredo Fratti, realizou uma avaliação da situação do setor de carnes e anunciou as próximas atividades de promoção da carne uruguaia no mundo, em uma atividade organizada pelo Somos Uruguay, onde foi o único expositor.
“A exportação é uma janela por onde vemos o mundo de nossos compradores. Também através dessa janela, eles nos veem e nos conhecem como país. As carnes são as embaixadoras naturais do Uruguai: nossa carta de apresentação. Por sua localização no sul da América, o Uruguai está longe dos grandes fluxos comerciais. Romper o isolamento comercial sempre foi um desafio aos governantes”, disse ele.
O presidente do INAC disse que o rebanho de bovinos está em um nível muito bom, cerca 11,6 milhões cabeças de bovinos, e talvez cresça um pouco mais em função dos nascimentos previstos para este ano. Estima-se que os abates industriais sejam em torno de 2,2 milhões de bovinos e que o país cresça firmemente com cerca de 100 mil cabeças por ano em um futuro imediato.
“Com essa produção de carne bovina, seguiremos sustentando um consumo interno de 60 quilos por pessoa por ano em carne bovina e as exportações terão um piso de 400 mil toneladas, o que posiciona o Uruguai em 7o no mundo”, comprelta o presidente.
Em termos de destinos, a China, com mais de 25% de participação, é o principal mercado em volume. Com a diversificação de mercados que existe atualmente e com os preços acima aos dos competidores, o Uruguai está no pódio, disse Fratti.
Fratti disse que, em termos de promoção, além das ações que vêm sendo realizadas em diferentes destinos, foi firmado recentemente um contrato para uma nova franquia do Restaurante Uruguay Natural em Palmas de Mallorca.
Veja apresentação completa com Luis Fratti
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Fonte: INAC, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
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