segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Ferramenta permite ao pecuarista monitorar gado a distância

A BovControl, acelerada pela Wayra, está no mercado desde fevereiro e já conta com mais de 1.500 usuários

tecnologia chega, cada vez mais, ao ambiente do agronegócio. A startup BovControl, no mercado desde fevereiro deste ano e criada pelos empreendedores Alecsey Fernandes e Danilo Leão, desenvolveu uma ferramenta que permite ao pecuarista monitorar seu gado da tela do computador.
Leão explica que um celular na mão do peão faz a coleta dos dados. “Como em um supermercado, que passa o os produtos e lê os códigos de barra”, compara o empreendedor. Na outra ponta, o pecuarista acessa um painel na internet que lhe permite tomar decisões melhores de compra e venda de animais em momentos mais oportunos. “O sistema é flexível para que se adapte a qualquer manejo, o que varia bastante”, afirma Leão. É possível, por exemplo, obter informações sobre produção de leite, carne, genética.
Para coletar os dados, a ferramenta se comunica com qualquer meio de identificação animal disponível no mercado: brincos, tatuagem, chip RFID. Essas informações, segundo Leão, são oferecidas em tabelas cruas ou podem ser importadas em algum sistema ERP de administração de pecuária. “Também oferecemos relatórios de informações gerenciais consolidadas, para visualizações melhores.”

A BovControl já tem mais de 1.500 usuários, segundo Leão, sendo que 30% deles são de fora do Brasil e utilizam a versão em inglês da ferramenta. Em breve ela estará disponível também em espanhol.
Leão, que já trabalha há anos na área, conta que a ideia do negócio surgiu da demanda real de clientes de uma outra empresa focada em pecuária. “Falamos com centenas de pecuaristas, de diversas atividades, que já usam algum método de identificação, mas apanham para ter os dados precisos e disponíveis.”
O custo do serviço é de R$ 0,30 mensais por animal. “Portanto, um serviço para qualquer tamanho de pecuarista”, enfatiza o empreendedor.
Atualmente, a BovControl participa de um programa de aceleração da Wayra, uma iniciativa da Telefônica, de quem já recebeu um aporte. “Estamos tocando um relacionamento muito importante, explorando oportunidades grandes juntos”, afirma Leão sobre a parceria com a multinacional.
A startup também está desenvolvendo uma parceria com a IBM, que selecionou cinco startups com grande potencial de crescimento e inovação disruptiva. “A partir dessa seleção, estreitamos relacionamentos com estruturas internas dessa gigante de TI, que está nos abrindo todas as portas para podermos ganhar a robustez tecnológica necessária para sermos líderes globais desse novo espaço.”
fonte: CarneTec

Nenhum comentário: