quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

2º Encontro Pan-Americano sobre Manejo Agroecológico de Pastagens


O êxito do 1º Encontro Pan-Americano sobre Manejo Agroecológico promovido pela UFSC, UFFS, ASCOOPER,Prefeitura Municipal de Chapecó, Instituto André Voisin, realizado em Chapecó, SC, em 29 setembro a 1 outubro de 2011, deliberou a realização de encontros similares bianualmente. 
   O 2º Encontro Pan-Americano sobre Manejo Agroecológico de Pastagens – PRV nas Américas será realizado nos dias 07 a 09 de abril de 2014, em Pelotas sob os auspícios da UFPEL, UFSC, UFSM, UR, IAV, Via Campesina, FEPAGRO, IFSUL, UFFS, UNIPAMPA, EMATER-RS, EMBRAPA Clima Temperado e Prefeitura Municipal de Pelotas.
 “O PRV (Pastoreio Racional Voisin) tem sido a base material para a produção bovina sustentável, e tem experiências de sucesso em toda a América. Da Patagônia ao Canadá, passando pelos trópicos, há experiências exitosas de PRV com bovinos de leite e corte, búfalos e ovinos”, relatou Machado Filho, da Comissão Organizadora do primeiro encontro.
O principal objetivo do Evento é promover uma troca de experiências, bem como a divulgação de resultados de pesquisas na área, reunindo agricultores, técnicos, gestores, pesquisadores, professores e estudantes. Com um formato original, e referenciado na Agroecologia, o encontro está aberto a receber trabalhos de pesquisa e relatos de experiência até 15 de dezembro de 2013. Na programação do Encontro também estão previstas palestras, mesas-redondas com renomados especialistas da área, produtores com vasta experiência em PRV e técnicos, do Brasil, Estados Unidos, Cuba, Chile, Colômbia, Venezuela, Equador e Argentina. O Professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, autor da expressão “Pastoreio Racional Voisin” e principal estudioso e incentivador do método, fará a palestra de abertura.
A presente proposta tem como objeto um Encontro de caráter internacional para promover e incentivar a produção de ruminantes através de conceitos agroecológicos do manejo de pastagens, apresentar técnicas consolidadas de produção e experiências exitosas desenvolvidas sobre o tema, em diversos biomas das Américas.
A crescente demanda por produtos certificados, que assegurem ao consumidor qualidade e atendam a sua demanda ética (Hötzel, 2005) sem agredir o meio ambiente é inquestionável. Segundo Machado (2004) a criação de bovinos á base de pasto, onde é priorizada a utilização da energia solar como o insumo principal, que é infinita e sem custo, proporciona a produção de carne, leite e derivados sem o oneroso custo da degradação ambiental, ao contrário da atual agricultura industrial.
O manejo agroecológico das pastagens é de fundamental importância para manter o sistema de produção estável, através da utilização de pastagens perenes que garantam uma boa cobertura e biocenose do solo. Essas pastagens, quando manejadas de forma correta promovem a melhoria das condições físico, químicas e biológicas do solo, através do processo biocenótico (Franz, 1968). O manejo racional das pastagens promove a melhoria do complexo solo – pasto – animal humano, porque consiste na colheita do pasto pelo animal em seu ponto ótimo de repouso, o retorno dos excrementos animais em alta concentração ao solo, e o repouso das pastagens para um rebrote vigoroso. Isso garante a perenização das espécies forrageiras, e uma alimentação de alta qualidade biológica para os animais, resultando em produtos socialmente, economicamente e ambientalmente corretos.
O tema produção agroecológica tem despertado muita curiosidade e polêmica nos meios produtivo e acadêmico. Tratado mais como experiências bem ou mal sucedidas, essa área tem recebido pouca atenção da pesquisa científica. Entretanto, um número grande e crescente de produtores –pequenos, médios, grandes, de leite, de corte, de ovelhas, de búfalos - tem adotado essa proposta. Um número ainda pequeno de pesquisadores tem dado atenção ao tema, mas esse número também é crescente e não se limita ao território nacional. Assim, é oportuno promover o 2º encontro que reúna pesquisadores, produtores, técnicos, estudantes e gestores, para que sejam avaliadas e compiladas as experiências e resultados científicos e empíricos que envolvem o manejo agroecológico de pastagens em toda a América. Desse evento certamente sairão diversas questões originais de pesquisa, bem como respostas a muitas dificuldades práticas eventualmente encontradas por produtores. Para tal, o evento será sediado em Pelotas-RS, onde diversas instituições, especialmente EMPRABA, EMATER e COPTEC vêm trabalhando com produção animal ecológica, com produtores para que utilizem o sistema PRV. Como no Primeiro Encontro, a originalidade do evento é reunir a pesquisa, a extensão, os setores produtivos e acadêmicos, em torno de um tema comum e de maneira horizontal, onde os saberes de cada um desses setores são respeitados e trazidos ao debate. Além do que, reunirá participantes de toda a América, agregando experiências dos mais diversos agroecossistemas.

Nenhum comentário: