domingo, 6 de abril de 2014

Câmara Setorial discute informatização da GTA e exportações de carne para os Estados Unidos

A informatização da Guia de Trânsito Animal (GTA) em todo o país foi um dos assuntos discutidos na primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne



O início das exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos também foi avaliado. Apesar do pouco volume que deve ser comercializado, a expectativa é de que a iniciativa estimule novas relações com outros países.

O setor produtivo está otimista com a decisão dos Estados Unidos e espera realizar as primeiras vendas já no segundo semestre de 2014. A análise técnica realizada já concluiu que é seguro comprar carne in natura do Brasil.

Os norte-americanos estão na última etapa do processo, a realização de uma audiência pública que termina no dia 22 de abril. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, a previsão inicial de embarque é de uma cota de 68 mil toneladas por ano. Segundo o diretor do Departamento de Saúde Aninal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, é número pequeno, frente as mais de um milhão de toneladas de carne que o Brasil exportou em 2013, mas que representa a possibilidade de abertura de novos negócios.

– Mais que tudo é uma questão emblemática, questão de legitimidade. A gente entende que essa condição abriria outros mercados que utilizam os Estados Unidos, como referência nesse tema. E, obviamente há interesses dos compradores e vendedores em todos os países, aí é questão de se alinhar e fazer o comércio – salienta Marques.

A atualização do GTA, que deverá ser preenchido de forma informatizada, também foi discutida durante o encontro. Os produtores apoiam a mudança, que deve tornar o sistema mais seguro e eficiente, além de agilizar a reunião dos dados enviados pelos produtores.

– Para o produtor isso vai representar uma economia de recurso financeiro e de tempo. O produtor que tiver internet na propriedade poderá emitir sua GTA sem se deslocar para os escritórios, que muitas vezes está distante. Vai representar economia, eficiência para todo sistema e controle sobre movimentação de rebanho que vai dar muito mais segurança para o rebanho brasileiro – salienta o assessor técnico da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Paulo Sérgio Mustefaga.

O Ministério da Agricultura está definindo com os órgãos de defesa Estaduais o que ainda é preciso ser realizado para que o programa funcione em todo o país e a pasta comece a receber online as informações sobre o transito de animais. Sete unidades ainda não utilizam o sistema.

– A gente espera entre a publicação da Instrução Normativa (IN) e o cumprimento, que tenhamos 100% das unidades funcionando com GTA eletrônico até o fim do ano – destaca Marques.

– Hoje está muito fácil conseguir 100% dos Estados inseridos no programa. É necessário que sejam criadas normas o mais rápido possível para que todos os Estados entrem para ter controle efetivo da rastreabilidade do rebanho brasileiro – diz o presidente da Câmara Setorial da Carne.

fonte: Midia News

Nenhum comentário: