quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Boi Gordo para as próximas semanas



O valor pago ao pecuarista, pelo boi gordo no RS, ainda possui fôlego para altas de preços nas próximas semanas.
Baixa oferta de gado pronto, escalas bem curtas, a chegada do fim do ano com o consumidor com mais dinheiro no bolso e as festas de Natal  e Fim de Ano, além das perspectivas do aumento das exportações brasileiras de carne bovina in natura para países como China, Russia  e Egito entre outras praças, nos deixam bem a vontade para certeza desta afirmação, cenário este, diga-se de passagem, que não é nenhuma novidade em relação ao mercado nos últimos meses. Lembrem-se que nem a baixa esperada de preços no boi gordo na época de saída de gado das pastagens, para entrega de áreas para o começo de plantio da safra de verão se confirmou.

Na opinião da maioria dos pecuaristas, isto já é uma realidade sem retorno, e trabalham hoje com a expectativa de R$ 5,00 o kg vivo do boi gordo para venda aos frigoríficos, nas próximas semanas.

Isto fortalece também os preços pagos pela reposição, que também estão firmes e em elevação. O que se tiver de gado ofertado dentro de preços de mercado, é vendido rapidamente, alem de que as chuvas que estão ocorrendo dentro da normalidade é um prenuncio de bastante pasto no verão, com mais capacidade de pastoreio e engorda.

O único cenário que poderá vir a alterar esta situação atual, é o de que ocorra uma retração forte no consumo interno e o repasse do preço pago pela industria (em situação delicada) aos pecuaristas, não tenha espaço no varejo, seja pelo aumento de preços ou diminuição das suas margens, varejo este, que atualmente são os que tem abocanhado a maior parte do lucro da cadeia da carne.

por Eduardo Lund / Lund Negócios

Nenhum comentário: