sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Genética Angus é a base da carne de alta qualidade produzida pelo Programa Marfrig+



Objetivo da empresa é produzir animais superiores de desempenho 
A qualidade da genética e da carne Angus são os destaques do Programa Marfrig+, da Marfrig Global Foods (São Paulo/SP), que objetiva produzir animais com características superiores de desempenho, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade da carne produzida. Na primeira etapa, 20 mil vacas estão prenhas de embriões sexados de machos de reprodutores Angus. Para o próximo ano, a expectativa é elevar o volume para 300 mil prenhezes, chegando a 1.000.000 em 2017.
“O mundo tem fome e o Brasil é a resposta para produzir mais carne bovina. E com muita qualidade, atributo indiscutível do Angus. A raça participa do Programa Marfrig+, dando sua contribuição em termos de ganho de peso rápido, precocidade de acabamento, rendimento de carcaça e qualidade de carne”, assinala o presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA, Porto Alegre/RS), Paulo de Castro Marques.
A proposta do Programa Marfrig+ é utilizar embriões sexados de alta qualidade genética, até então usados no Brasil em pequena escala, para a produção de gado de elite e reprodutores.
O programa já está em andamento. Cerca de 1.000 vacas de alta qualidade genética foram coletadas e os oócitos viáveis receberam sêmen sexado de touros top da raça Angus, por meio de fertilização in vitro (FIV). Os embriões gerados têm alto potencial genético para desempenho, precocidade, conversão alimentar, acabamento e qualidade da carne. A técnica possibilita a evolução genética acelerada do rebanho, já que os produtos são gerados a partir de mães e pais de excelência, em larga escala.
Com a genética Angus, os bezerros do programa são desmamados com peso 20% superior, chegando ao ponto de abate com a média de 16 meses, beneficiando toda a cadeia produtiva.
O Programa Marfrig+ contará com um comitê técnico formado pela Marfrig, pesquisadores renomados, clientes nacionais e internacionais, criadores e terminadores de gado e associações de criadores, como a Angus.
A Marfrig é parceira da raça Angus desde 2007, quando ingressou no Programa Carne Angus Certificada.
Fonte: AI, adaptado pela equipe feed&food.

Nenhum comentário: