segunda-feira, 9 de maio de 2011

Brasilian Cattle auxilia na exportação de zebuínos brasileiros


O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e vem mostrando bons resultados também com o mercado de zebus. O país já possui a maior produção de carne zebuína do planeta e agora busca ascender no comércio internacional. A ação é feita por meio do projeto Brasilian Cattle, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebus (ABCZ) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), e que está sendo promovido durante a Expozebu 2011, em Uberaba (MG).

O Brasilian Cattle participa de feiras e exposições de países promissores para a cadeia zebuína levando o funcionamento do rebanho zebu brasileiro, sua estrutura genética, a qualidade da produção de carne e leite, o manejo com pastagens e sementes, entre outros – entidades governamentais também são visitadas. Desta forma, a produção brasileira é divulgada e difundida no Exterior.

Para incentivar o surgimento de criatórios e expandir os mercados da raça, a qualificação dos profissionais estrangeiros faz parte do projeto e é colocada em prática pelas Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), que integram a parceria. Com a participação em eventos da raça no Exterior, a ABCZ tem a possibilidade de trazer informações sobre a evolução do zebu e as práticas mundiais contemporâneas para serem difundidas entre os criadores do Brasil.

O diretor das Relações Internacionais da ABCZ, Rafael Cunha Mendes, explica que o projeto surgiu em 2003, com a constatação do aumento de estrangeiros na ExpoZebu em anos anteriores. Mendes explica que o Brasilian Cattle serve como um facilitador para as empresas de pequeno e médio porte exportarem.

– Em 2004 tínhamos R$ 5 milhões investidos em exportação, em 2010 chegamos a R$ 400 milhões. Estamos crescendo, o ambiente é promissor e a Apex nos auxilia encontrando os mercados possíveis para o desenvolvimento dos zebus – afirma o diretor.

Muitas empresas já estão engajadas e acompanhando as ações do Brasilian Cattle em feiras. O supervisor nacional de vendas da Coimma (fábrica de balanças bovinas, eletrônicas, rodoviárias, para pesar bois, entre outras), José Dias, conta que a empresa tinha dificuldade para exportar e o projeto abriu as portas do mercado internacional. Atualmente a Coimma já comercializa com Angola, México e Panamá.

FONTE: CANAL RURAL

Nenhum comentário: