segunda-feira, 9 de maio de 2011

Touro Braford da Pitangueira é bicampeão da Nacional


Jairo Nether
Após garantir o grande campeonato de fêmeas Braford na Exposição Nacional 2011, o Grupo Pitangueira, de Itaqui (RS), comemorou na manhã desta sexta-feira (06/05) também o grande campeonato nos machos, com Pitangueira 38-H738 (Box 120), touro que sagrou-se bicampeão nacional, já que venceu também a edição da mostra realizada no ano passado, em Pelotas (RS).

Jairo Nether
“Além das características raciais bem definidas, boa pigmentação e prepúcio correto, trata-se do exemplar que apresentou os maiores índices de perímetro escrotal e área de olho de lombo dentre todos os animais da raça na exposição. Afora isso, o Grande Campeão é um touro que caminha com muita desenvoltura, mesmo pesando quase uma tonelada”, observa Fernando Fabrício Faria Correa, responsável pelo julgamento dos bovinos Braford.

A supremacia da Pitangueira pôde ser observada na fila de disputa do grande campeonato, onde quatro dos seis finalistas pertenciam ao grupo, que garantiu também o título de Reservado de Grande Campeão, com Pitangueira 38-H2109 (Box 121). Como Terceiro Melhor Macho o jurado apontou Nova Aurora Anjo da Guarda 38-9744 (Box 118), das Cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, de Uruguaiana (RS).


Pedro Monteiro Lopes disse estar muito satisfeito com o resultado, uma vez que trata-se do primeiro bicampeonato de um exemplar Braford em exposições nacionais. Ele também destaca que as premiações obtidas na mostra representam um grande passo na disputa do Ranking Nacional de Criadores, vencido pela Pitangueira nos últimos nove anos.

Dando prosseguimento a programação da Exposição Nacional das Raças Hereford e Braford 2011, que ocorre no Parque de Exposições Lauro Dornelles, em Alegrete (RS), já foi iniciado o julgamentos dos animais rústicos, primeiro os da raça Hereford e logo em seguida os da raça Braford.



Braford

Grande Campeão: Pitangueira 38-H738, Pedro Monteiro Lopes, Grupo Pitangueira, Itaqui (RS)
Reservado de Grande Campeão: Pitangueira 38-H2109, Pedro Monteiro Lopes, Grupo Pitangueira, Itaqui (RS)
Terceiro Melhor Macho: Nova Aurora Anjo da Guarda 38-9744, Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda, Cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, Uruguaiana (RS)

FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HEREFORD E BRAFORD

Nenhum comentário: