sábado, 7 de maio de 2011

Produtores da Carne Pampa participam de Jornada Técnica

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) promoveu em 05 de maio, durante a Exposição Nacional das Raças Hereford e Braford 2011, a 2ª Jornada Técnica para Produtores da Carne Pampa. O encontro, realizado no Parque Exposições Lauro Dornelles, em Alegrete (RS), reuniu produtores, estudantes e técnicos interessados em conhecer melhor o programa de carne certificada mantido pela Associação.

Na abertura do evento, Guilherme Sangalli Dias, gerente executivo do Carne Certificada Pampa, apresentou números referentes a 2010, quando 21.449 animais certificados foram abatidos nas quatro plantas gaúchas do Grupo Marfrig (Bagé, Capão do Leão, Alegrete e São Gabriel) e no Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS).

Ele informou ainda que a certificação dos animais é realizada nas plantas frigoríficas por seis certificadores contratados pela ABHB, sendo que além destes existem outros seis certificadores credenciados para realizar a identificação dos animais que se enquadrem racialmente e fenotipicamente para produção de carne certificada diretamente nos estabelecimentos rurais, através do Programa Gado Pampa Certificado, trabalho este que também pode ser realizado nas propriedades por todos os inspetores técnicos da ABHB.

“O objetivo da jornada técnica é aproximar os produtores do Programa Carne Certificada Pampa. Esse encontro serviu para mostrar o tipo de novilho que o mercado quer e que vem sendo certificado pela ABHB”, explica Dias, lembrando que o evento foi marcado pela interação do público com os palestrantes, onde os espectadores puderam fazer seus questionamentos e sanar eventuais dúvidas. “Foi um momento para escutar os produtores e buscar melhorias para o programa. A indústria esteve aberta para discutir todas as questões referentes à elas”, acrescenta o gerente do Carne Pampa, referindo-se a participação das duas empresas parceiras do programa, o Frigorífico Silva e o Grupo Marfrig.

Segundo ele, a ideia é tornar essa jornada uma referência para aproximar também os invernadores, fechando assim o elo da cadeia produtiva, levando a eles informações necessárias de como certificar seus produtos. “A intenção é oferecer, através de profissionais renomados, ferramentas para melhorar o negócio dos produtores rurais e, consequentemente, sua rentabilidade”, completa Dias.


Consultor do Frigorífico Silva, Ricardo Zambarda Vaz abordou a influência do Carne Pampa em toda a cadeia produtiva, reforçando que o principal atrativo ao produtor é a remuneração maior obtida através da certificação. Segundo ele, o frigorífico oferece duas opções de remuneração extra, o Índice Esalq ou o Programa Silva de Bonificação, que possibilita um incremento de 3 a 6%, que varia conforme a idade e o peso dos animais. Vaz também informa que todos os meses faltam produtos para a industrialização de alguns cortes, como alcatra, picanha e maminha, entre outros. “Por isso, estamos trabalhando para consolidar também cortes não tradicionais ou considerados 'de segunda', buscando agregar maior valor”, revela o zootecnista. Segundo ele, o Frigorífico Silva vem atuando em sua capacidade máxima de abate, de 10 mil animais/mês, sendo que 20% desse total é de gado Hereford e Braford.

Ele revela ainda que está sendo lançando, junto com a ABHB, um Campeonato de Carcaças. “Desde o dia 1º de maio, estamos avaliando os lotes entregues ao frigorífico, analisando questões como sanidade, peso de carcaça e acabamento. A ideia é apresentar durante a Expointer 2011 uma relação com os finalistas, sendo que cerca de dois meses após serão abatidos lotes destes produtores, onde será feita uma avaliação completa das carcaças para determinar os vencedores, que devem receber uma remuneração extra sobre a bonificação já garantida”, acrescenta Vaz.


Diego Brasil, gerente de Fomento do Marfrig, iniciou sua explanação apresentando dados gerais sobre o grupo, que iniciou suas atividades com abates em 2000. Segundo ele, em 2009 e 2010, com o arrendamento das plantas do Frigorífico Mercosul, iniciou-se o processo de consolidação do Marfrig no mercado gaúcho. De acordo com ele, falta ainda um esclarecimento maior aos produtores sobre as exigências necessárias para classificar seus produtos para o Carne Pampa, como o grau de acabamento, por exemplo. “Cada vez mais queremos saber o que o produtor almeja para seu negócio, para podermos estar alinhados com este pensamento”, completa o médico veterinário.

O produtor Alfeu Fleck, da Estância São Manoel, de Alegrete, um dos mais empolgados com o evento, acompanhou com atenção cada explanação e interagiu com os palestrantes através de questionamentos. “Precisamos saber os requisitos para vender os animais, e a melhor maneira de tomar conhecimento disso é participar de eventos como este”, observa o criador, que deslocou-se de Porto Alegre (RS) para acompanhar a programação da segunda Jornada Técnica para Produtores da Carne Pampa. Segundo ele, a palestra que mais lhe chamou a atenção foi "A Importância da Eficiência de Estoque", apresentada pelo engenheiro agrônomo Luis Fernando Alvim Silva, que abordou a gestão do negócio rural. “Esse tipo de evento deveria ser realizado pelo menos duas vezes ao ano”, sugere, contando que aprendeu muitas coisas novas durante o encontro.

Ele lembra que participa do Carne Pampa desde sua criação, há pouco mais de uma década, e que comercializa toda sua produção anual através do programa, cerca de 600 novilhos Hereford e Braford. “Estou muito satisfeito. Vendo para os dois frigoríficos e nunca tive queixa alguma. Sempre peso os animais na fazenda antes de enviar para o abate e os resultados de rendimento de carcaça e espessura de gordura registrados nos frigoríficos sempre foram compatíveis”, revela Fleck.

FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HEREFORD E BRAFORD

Nenhum comentário: