quinta-feira, 30 de junho de 2011

Egípcios voltam ao mercado e elevam importação de carne bovina brasileira

O Egito voltou a ser um bom mercado para a carne bovina brasileira nos últimos dois meses. Afetado por forte crise política no início do ano, o país tinha pisado forte no freio nas compras.

De um volume de 79 mil toneladas importadas em julho do ano passado, os egípcios recuaram e compraram apenas 6.439 toneladas em fevereiro último.

Além de comprar mais, o Egito adquire produto de melhor qualidade. O preço médio da carne importada por eles atingiu o recorde de US$ 4.730 por tonelada nos primeiros 20 dias do mês. A receita foi a US$ 20 milhões.

O avanço das exportações em países como o Egito ajuda o setor a manter bom desempenho no ano.

Antonio Camardelli, da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), diz que essa capilaridade favorece a re- posição de mercados quando o setor encontra barreiras, como a atual da Rússia.

O mesmo não ocorre com a suinocultura. Em audiência ontem na Comissão de Agricultura da Câmara, o setor mostrou preocupação com o cenário atual.

Pedro Camargo Neto, da Abipecs (produtores e exportadores de suínos), diz que uma coisa ficou clara no encontro de ontem: o problema do setor é de muita oferta e pouca demanda.

Além disso, os preços da carne recuaram e os custos subiram. Pior ainda: a ameaça de geada pode reduzir ainda mais a oferta de milho, cujos estoques já são pequenos, segundo ele.

Camargo destaca que a situação pode ficar ainda pior se o embargo russo persistir. Na segunda-feira, uma equipe do Ministério da Agricultura estará na Rússia para discutir esse embargo.
Jornal Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: