segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Marfrig Club

O PROGRAMA DE RELACIONAMENTO QUE RESPEITA OS ANIMAIS, AS PESSOAS E O MEIO AMBIENTE


O Grupo Marfrig desenvolve e implementa ações pioneiras e políticas abrangentes de responsabilidade socioambiental empresarial em sua cadeia produtiva, com o objetivo de garantir no longo prazo a sustentabilidade dos seus negócios.
Uma destas ações é o Marfrig Club, um programa que enaltece e bonifica produtores conscientes, orientando-os a alcançar as mais modernas certificações de propriedade voltadas à produção de alimentos e ainda premia animais de fazendas com boas práticas agropecuárias e de gestão.
Para trabalharmos com esse contexto real de exigências, a solução proposta pela Divisão de Bovinos Brasil foi formalizar e profissionalizar as relações como seus fornecedores. Este é o objetivo do Programa Marfrig Club. Formalizar a atividade pecuária, profissionalizar a relação produtor x indústria e comunicar isso ao mercado consumidor, oferecendo marcas de carne cada vez melhores e mais seguras.
Princípios 

O Programa baseia-se em três princípios, definidos como respeito animalrespeito ambiental e respeito social. Ou seja, buscamos estreitar relações com o pecuarista, levando informação e conscientização sobre temas relacionados à produção de carne legal, segura e sustentável.
Atuamos com um código de práticas para cada princípio, os quais levam em consideração os assuntos pertinentes a cada um deles.

Por exemplo:
  • para RESPEITO ANIMAL consideramos bem-estar animal, rastreabilidade, garantia de origem e idade.
  • Para RESPEITO SOCIAL consideramos normas trabalhistas, habitação, educação e incentivos;
  • para RESPEITO AMBIENTAL são considerados vegetação, solo, água e resíduos.
Além disso, a propriedade não pode constar na lista de áreas embargadas pelo IBAMA e na Lista Negra de trabalho infantil e escravo.

Como Funciona 

Baseada nessas informações, a equipe Marfrig aplica um check list na propriedade que, em seguida, passa por uma auditoria para receber, conforme a % de itens de acordo, um certificado internacional de conformidade.
CategoriaItens do programa MARFRIG CLUB (Check list)
Platinum95% dos itens de acordo e Traces
Ouro95% dos itens de acordo
Prata85% a 94,9% dos itens de acordo
Bronze75% a 84,9% dos itens de acordo
Inicianteaté 74,9% dos itens de acordo
O certificado MARFRIG CLUB é o passaporte para o clube de benefícios que o programa oferece:
  • Remuneração adicional no valor dos animais abatidos (para propriedades no nível Platinum);
  • Parceria com empresas de saúde e nutrição animal, serviços e insumos em geral
    (para propriedades Platinum, Ouro, Prata e Bronze).

Tabela de remuneração adicional para propriedades Marfrig Club Platinum:
Peso mínimoIdade máximaAcabamentoAnimais que foram rastreados (TRACES) ATÉ 10 meses de idadeAnimais que foram rastraados (TRACES) COM MAIS DE 10 meses de idade
Machos: 16 @
(240 kg) de carcaça
36 meses (SISBOV)Mediano ou uniforme30% do valor de um arroba, por animal15% do valor de um arroba, por animal
Fêmeas: 14 @
(210 kg) de carcaça
Além da certificação de propriedade e manutenção do certificado, o MARFRIG CLUB também oferece aos pecuaristas a oportunidade de participar dos demais programas de parceria pecuária do Grupo.
FONTE: MARFRIG GROUP

Nenhum comentário: