quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pará pode ser declarado área livre de aftosa com vacinação em agosto

Antônio Silva/Ag. Pará
O Governo do Estado vai receber um reforço de R$ 16 milhões para as ações de defesa animal e vegetal no Pará, com destaque para a Campanha de Combate à Febre Aftosa, que se estende até o dia 31 deste mês.

    Da Redação
    Agência Pará de Notícias

    O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai iniciar no próximo mês de fevereiro uma auditoria no rebanho bovino paraense com vistas à declaração do Estado como área livre da febre aftosa com vacinação. Nos meses de março e abril começará a investigação sorológica do rebanho do Estado. Em maio acontecerá a coleta de amostras no campo para verificação da presença do vírus transmissor, em propriedades sorteadas.
    “Se tudo correr bem, já no final de agosto o Pará será declarado estado livre da aftosa com vacinação”, afirmou o titular da Sagri, Hildegardo Nunes, que esteve reunido com o ministro Mendes Ribeiro na última terça-feira, 17, em audiência na sede do Mapa. Também participaram do encontro, que tratou do avanço do programa de erradicação da febre aftosa, o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará, Mário Moreira, secretários de Agricultura e diretores gerais das Agências de Defesa Agropecuária do Maranhão e Piauí.
    Segundo o secretário, o próximo passo depois da declaração pelo Mapa será a comunicação à Organização Internacional de Epizotias (OIE), órgão sediado na França, que fará o reconhecimento internacional de que o Pará é área livre da aftosa com vacinação. Hoje, somente a região sul do Pará é considerada área livre da aftosa com vacinação. Com a liberação de todo o Estado, os produtores do Marajó, Baixo Amazonas e do nordeste paraense – que hoje ainda são consideradas áreas de risco médio - também serão beneficiados com a liberação da exportação da carne para outros estados e países. Hoje, o Pará tem um rebanho calculado em 18,2 milhões de bovinos e 437 mil bubalinos.

    Texto:
    Leni Sampaio - Sagri
    Fone: (91) 4006-1210 / (91) 9114-3113
    Email: lenisampaio@agenciapara.com.br

    Secretaria de Estado de Agricultura
    Tv. Do Chaco, 2232. Belém-PA. CEP 66090-120
    Fone: (91) 3226-8904/1363
    Site: www.sagri.pa.gov.br Email: gabinete@sagri.pa.gov.br

    Nenhum comentário: